miércoles, 11 de abril de 2018

2016 - CORAÇÕES VAGABUNDOS




2/8/2016 - Teresina

CORAÇÕES VAGABUNDOS

Por Redação Entrecultura - 04/08/2016


Figuras mais que conhecidas no mundo da música e do teatro: Zezé Motta, Maria Alcina e Cida Moreira estrearam o espetáculo Corações Vagabundos na noite de ontem (3/8) no Teatro 4 de Setembro.

Eminentemente político, o show levantou o clima da plateia com um repertório doce de Caetano Veloso. Da bossa nova ao lírico, os diferentes estilos de Caetano conseguiram ser uniformizados na performance brilhante de cada uma das artistas.

“Coração Vagabundo”, “Pecado Original” e “Tropicália”, foram alguns dos sucessos cantados no show. A música Cajuína foi um espetáculo à parte. Interpretada por Cida Moreira, a canção levantou o clima nostálgico do público, que depois vibrou gritando o nome de Teresina.


Sobre o trio

Zezé Motta tem 50 anos de atividade artística se alternando entre cinema, teatro, televisão e música. Gravou discos antológicos e lançou canções que Caetano Veloso, Rita Lee, Luiz Melodia, Moraes Moreira; Johnny Alf e Leci Brandão fizeram exclusivamente para ela. Seu trabalho mais recente é Negra Melodia (2012), álbum dedicado a Luiz Melodia e Jards Macalé.

Maria Alcina celebrou recentemente seus 40 anos de carreira com o elogiado CD e DVD “De normal bastam os outros”. O projeto revisitou seus clássicos (entre eles, Fio Maravilha e Kid Cavaquinho) e abriu parcerias com artistas da nova geração, como Karina Buhr, Felipe Cordeiro, além de músicas feitas exclusivamente para ela por Zeca Baleiro e Arnaldo Antunes.

Cida Moreira é cantora e atriz. Seus álbuns sempre foram elogiados pela crítica e se transformaram em shows que marcaram sua trajetória. O trabalho mais recente é “Soledade” um álbum/show que reúne compositores consagrados e novos nomes da nova geração da MPB.








10/12/2016 - Sesc Pinheiros - Teatro Paulo Autran – São Paulo


Música Estática


Maria Alcina roubou a cena na estreia de Corações Vagabundos, show que reverenciou a obra de Caetano Veloso

11 DE DEZEMBRO DE 2016
POR ALEXANDRE EÇA


Show Corações Vagabundos
Com Cida Moreira, Maria Alcina e Márcia Castro
10.12.2016
Teatro Paulo Autran – São Paulo
Review: 1/2


Espetáculo armado em torno do cancioneiro de Caetano Veloso, Corações Vagabundos estreou ontem na capital paulista protagonizado pelas cantoras Cida Moreira, Maria Alcina e Márcia Castro. O show, que apostou nos sucessos dos 50 anos de carreira do compositor baiano, poderia até ter caído na mesmice não fosse a ambientação eletrônica dos arranjos e o toque preciso da guitarra de Rovilson Pascoal – mesmo sem grandes ousadias, a banda eficiente abriu caminho para o brilho das cantoras.

Primeira a se apresentar, logo após o número de abertura em que as cantoras deram vozes a Oração do Tempo, a baiana Marcia Castro mostrou intimidade – e até exagerada reverência – com a porção romântica e sincrética da obra de Caetano, mantendo o tom cool em Queixa e Milagres do PovoNa sequência, com a sua insuspeita carga dramática, Cida Moreira surgiu personalíssima abordando um lado mais reflexivo de Caetano. Subvertendo andamentos, a dama indigna deu show de interpretação ao sublinhar as intenções políticas em Um Índio, buscar a branda resignação amorosa em Ela e Eu, e seguir com O Amor, Cajuína e Eu Não Peço Desculpas.

Mas foi Maria Alcina que roubou a cena em noite de reverência à obra do compositor baiano. Ao subir ao tradicional palco do Teatro Paulo Autran, já nas primeiras notas de Os Mais Doces Bárbaros, Alcina mostrou que seria a única a sair do script trazendo contornos alegóricos a canções cujas versões originais são quase sempre superiores a tentativas de atualizações modernosas. Tons graves, distorções de guitarras e beats eletrônicos contrastavam com a expansiva performance da cantora que mostrou total entedimento  de temas como Tropicália– ponto alto da noite, que arrancou longos aplausos da plateia em cena aberta -, Língua e a carnavalesca Atrás do Trio Elétrico. Foi a deixa para o bis que juntou o trio em Eclipse Oculto e Chuva Suor e Cerveja em momento menos sedutor e um pouco desencontrado. Com repertório que privilegiou músicas muito conhecidas e executadas de Caetano Veloso, Corações Vagabundos cumpriu bem o papel de abordar em ambiência contemporânea uma obra que já está no inconsciente coletivo do brasileiro, como mostrou a total adesão do público que cantou em coro quase todas as músicas do espetáculo.


Foto: Alexandre Eça 

Foto: Alexandre Eça 

Foto: Alexandre Eça 



6 e 7 de maio de 2017

Corações Vagabundos: As Canções de Caetano Veloso

Duas intérpretes, cada uma à sua maneira, apresentam músicas de todas as fases de Caetano: da fase de composições influenciadas pela Bossa Nova ("Coração Vagabundo"), ao Caetano lírico ("Luz do sol"), passando pelo movimento tropicalista ("Tropicália"), o romântico ("Queixa"), o criador de trilhas antológicas para cinema ("Pecado Original"), o carnavalesco ("Chuva Suor e Cerveja") e o filósofico ("Oração ao Tempo").

Em comum, Cida Moreira e Maria Alcina têm a paixão pela obra de Caetano, que já foi diversas vezes gravado por elas em momentos diferentes de suas carreiras. Entre solos e duos, as cantoras fazem um show com muitas nuances musicais e se revezam com instrumentos, produzindo sonoridades que se alternam entre o tradicional e o contemporâneo.

Com Rovilson Pascoal (diretor musical, violões de 6 e 7 cordas e cavaquinho), Ricardo Prado (teclado, baixo e violão), e Felipe Roseno (percussão e programações eletrônicas).




37º FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DE LONDRINA [FIML]
9 a 22 de julho de 2017


Corações vagabundos

A esfuziante Maria Alcina divide o microfone com o canto visceral de Cida Moreira em show com repertório de Caetano Veloso neste domingo (16/7) em Londrina

O show “Corações Vagabundos” com as cantoras Cida Moreira e Maria Alcina acontecerá , no Cine Teatro Ouro Verde, no dia 16 de julho (domingo), às 20 horas, no evento de abertura do Festival de Música de Londrina. No repertório das duas divas da música popular brasileira canções de Caetano Veloso. Esta é a notícia de primeiríssima mão do nosso colunista de música, o jornalista Rogério Cavalcante.


16/7/2017 - 37° FIML - Londrina




10/4/2018 - Rio de Janeiro

JORNAL DO BRASIL
Cultura

10/04/2018

Duas vozes para Caetano
Cida Moreira e Maria Alcina fazem shows juntas com repertório do cantor e compositor

MÔNICA LOUREIRO  

Em “Corações vagabundos”, as cantoras Cida Moreira e Maria Alcina se reúnem no palco para interpretar um repertorio que revela a marca deixada por Caetano Veloso em suas carreiras. “Meu primeiro disco, de 1972, foi um compacto com a regravação de ‘Mamãe, coragem’, uma composição emblemática do disco ‘Tropicália’, do Caetano”, cita Alcina. O show acontece hoje, às 19h, na Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana.

Com personalidades artísticas distintas e, em comum, as vozes graves e poderosas, além da admiração pela obra do baiano, Cida e Alcina já levaram o show a algumas cidades, como São Paulo, Londrina e Teresina. 

“É a primeira vez que apresentamos no Rio e já aproveito para fazer um convite aos cariocas: venham assistir ao nosso show. É lindo, para cima, vocês não irão se arrepender!”, garante Alcina. Ela fará outro show, amanhã, no Imperator, às 15h: “Esse será solo, com repertório de meu disco ‘Espírito de tudo’, lançado ano passado, com dez canções de Caetano”.



Foto: Murilo Alvesso


Duas vozes para Caetano

A apresentação da dupla, que tem direção artística de Thiago Marques Luiz, começa com elas juntas no palco, depois segue em blocos solo para, por fim, se encontrarem novamente. “Eu canto faixas do ‘Espírito de tudo’, como ‘Fora da ordem’, ‘O estrangeiro’ e ‘Os mais doces bárbaros’, enquanto a Cida interpreta algumas composições que já gravou de Caetano, como ‘Cajuína’ e ‘O amor’, além de outras que ela nunca havia cantado, tipo ‘Um índio’ e ‘Diamante verdadeiro’. Fazemos juntas ‘Oração ao tempo’ e ‘Coração vagabundo’”, entrega Maria Alcina.

Elas são acompanhadas por um trio, que se reveza entre vários instrumentos: Rovilson Pascoal, diretor musical, guitarra e violão, Ricardo Prado, no teclado e no baixo, e Gustavo Souza, na bateria e programação eletrônica. Depois do show no Rio, elas seguem para Salvador e Porto Alegre.




No hay comentarios:

Publicar un comentario