lunes, 12 de febrero de 2018

2018 - CARNAVAL - Salvador

Bahia
Do R7
23/01/2018

Famosos prestigiam show do Cortejo Afro em Salvador

Entre as celebridades, Caetano Veloso, Regina Casé, Mariana Ximenes e Vik Muniz

O cantor Caetano Veloso, a atriz Mariana Ximenes e a apresentadora e atriz Regina Casé assistiram ao ensaio do Cortejo Afro, na segunda-feira (22), em Salvador. A festa, tradicional nas segundas do Verão na capital baiana, foi realizada no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho.


Fotos: Divulgação / Edgar Sousa










GLAMURAMA

06/02/2018

Caetano Veloso faz apresentação surpresa em último ensaio do Cortejo Afro, em Salvador


Caetano Veloso foi a grande atração do último ensaio do Cortejo Afro antes do Carnaval 2018 || Créditos: Divulgação

Quem disse que uma noite de segunda-feira não pode ser animada? Se for em Salvador e em véspera de Carnaval é melhor pensar duas vezes. Foi assim que o Cortejo Afro divulgou a fantasia do bloco com estampa desenvolvida por Alberto Pitta, em parceria com o também artista plástico J. Cunha, como Glamurama antecipou. Regina Casé, mais animada que nunca, foi a mestre de cerimônia.

A noite no Pelourinho teve participações especias da Banda Jammil ao comando do Levi Lima e da cantora Margareth Menezes.

Na plateia estavam ainda Gringo Cardia e Fausen Haten, que tiveram sorte: Caetano Veloso subiu ao palco depois de todas as apresentações e soltou a voz para cantar a música tema batizada “Milagres do Povo”, bem do jeito que a gente gosta…


Cortejo Afro

Regina Casé e Rodrigo Pita



Margaret Menezes



Gringo Cardia





Caetano Veloso curte Carnaval na varanda do camarote Expresso 2222
Foto: Divulgação/Felipe Panfili


“Eu acho que Carnaval é na rua. Meu filho Moreno, por exemplo, está na rua, ele nem sobe em camarote. Eu gosto muito de ficar na rua, mas não tenho mais idade pra ficar. Aí vim trazer meus netos”

[Caetano Veloso, 10/2/2018]



A TARDE

CARNAVAL| Circuito Dodô (Barra/Ondina)

Sexta, 09/02/2018

Camarote Expresso 2222 recebe Caetano Veloso

Luana Almeida


Raul Spinassé l Ag. A TARDE
  
O cantor e compositor Caetano Veloso, homenageado pelo Cortejo Afro este ano, retribuiu o carinho dos dirigentes da agremiação e fez a primeira aparição no Carnaval deste ano vestindo a fantasia do bloco.

Com a letra da música Milagres do Povo estampada na vestimenta idealizada pelo presidente da entidade, Alberto Pitta, ele marcou presença, na noite desta sexta-feira, 9, no camarote Expresso 2222.

Acompanhado da esposa, Paula Lavigne, ele foi à varanda para apresentar a festa ao neto José, filho de Moreno. “É uma vista incrível, privilegiada”, disse.

Da varanda, ele era saudado por artistas que desfilavam, como o pagodeiro Igor Kannário, que agradeceu a humildade de Caetano ao assisti-lo. “Eu me espelho em você”, disse Kannário, enquanto apontava para o cantor e pedia aplausos.

Apesar de estar com a fantasia do afro, que desfilou ontem no Centro, Caetano não garantiu participar da nova saída do Cortejo. “No Carnaval, não gosto de me comprometer. Gosto de ficar solto”, brincou.








  






Preta Gil com Caetano Veloso - Foto: Felipe Panfili / Divulgação


LINDO ENCONTRO! 
À FRENTE DO EXPRESSO 2222, PRETA GIL BEIJA CAETANO VELOSO

Cantora abriu oficialmente o Carnaval 2018 baiano na noite de quinta-feira (8)

09/02/2018

Preta Gil teve um encontro emocionante e especial no camarote Expresso 2222 no Carnaval 2018 nesta sexta-feira (9). A cantora, que assumiu o comando do espaço na última quinta (8), recebeu o carinho de Caetano Veloso. "Nosso coração não aguenta de tanto amor" é a legenda da foto postada no Instagram do Expresso 2222.

Esta noite, a cantora escolheu um look brilhoso e transparente para comandar o espaço, que está comemorando 20 anos e é o point oficial de QUEM na folia de Salvador. A cantora também ganhou o carinho do marido, Rodrigo Godoy, além da irmã, Bela Gil, do cunhado, João Paulo Demasi, de Paula Lavigne, mulher de Caetano, e da netinha Sol de Maria, que usou uma fantasia de baiana.

Preta abriu oficialmente o Carnaval 2018 baiano na noite de quinta-feira (8) e contou com diversos convidados para lá de especiais, entre amigos e familiares. É a estreia da cantora à frente do famoso Expresso 2222, criado por Gilberto e Flora Gil.

"Está lindo demais. Todo mundo que chega se surpreende, as pessoas não tinham entendido o que seria a BALCKTAPE. Eu estou amando, estou muito feliz", disse Preta ao abrir a boate. Ela vai cantar com Pabllo Vittar a música Decote, parceria entre as cantoras.






Da Redação
10.02.2018, 15:10:00

Caetano Veloso visita o Expresso 2222 vestido pro Cortejo Afro

Cantor apareceu no camarote com a fantasia da letra de sua música Milagres do Povo, tema do Cortejo Afro este ano, e foi recebido por Preta Gil 

Preta Gil recebe Caetano na noite de sexta-feira no Camarote Expresso 2222
Foto: Felipe Panfili/Divulgação

Caetano Veloso apareceu na noite de sexta-feira no Camarote Expresso 2222 pela primeira vez no Carnaval deste ano. Vestido com a fantasia do Cortejo Afro, que este ano homenageia o cantor e compositor tendo como tema a música Milagres do Povo.

Acompanhado da empresária Paula Lavigne, ele foi à varanda para apresentar a festa ao neto José, filho de Moreno. “É uma vista incrível, privilegiada”, disse.

De lá, foi saudado por artistas que desfilavam, como o pagodeiro Igor Kannário, que agradeceu à audiência de Caetano. “Eu me espelho em você”, contou Kannário, enquanto apontava para o cantor e pedia aplausos.

Mesmo com a vestimenta do bloco afro, que desfilou ontem no Campo Grande, Caetano não garantiu participar do Cortejo. “No Carnaval, não gosto de me comprometer. Gosto de ficar solto”, brincou. Antes do show de Pabllo Vittar na festa Black Tape, ele foi embora.

A drag queen e cantora subiu ao palco 2h30 da manhã com um look especial: foi vestida de paquita, em homenagem à eterna rainha dos baixinhos, Xuxa. Pablo cantou sucessos como Corpo Sensual e K.O - e teve como convidada a funkeira carioca Jojo Todynho.


Eu gosto de Popa da Bunda, revela Caetano Veloso
Cantor irá desfilar no trio elétrico de Psirico neste sábado, dia 10, ao lado de sua mulher Paula Lavigne
Vinícius de Melo, de Salvador - 10/02/2018 


Um dos maiores nomes da música brasileira, Caetano Veloso está em Salvador curtindo o Carnaval baiano. Questionado pelo Portal da Band sobre qual sua canção favorita ao título de música da folia, o cantor foi bastante ponderado.

"Eu não posso comparar muito porque eu não conheço todas. Eu gosto de Popa da Bunda, mas Popa da Bunda eu já conhecia de outros anos. Dessa vez, está com o Psirico. Aí fica mais forte", explicou.

Caetano também falou um pouco sobre o atual momento da música brasileira. "Eu sempre gostei e sempre vou gostar de música popular. Gosto do 'agora' também. Não sei quem é o maior artista brasileiro, mas eu gosto de João Gilberto. Sempre foi ele e sempre será ele", garantiu.

Ainda curtindo a folia nos próximos dias, Caetano vai desfilar no trio elétrico de Márcio Victor ao lado de sua mulher, a produtora Paula Lavigne. "Ele vai no trio, mas quietinho. Ele não quer cantar não", afirmou Paula. "Estou ainda com a roupa do Cortejo Afro. Quando o cortejo sair [domingo, dia 11], eu vou encontrá-lo", completou Caetano Veloso.



10/02/2018



Caetano Veloso se joga na diversão no trio do Psirico

Márcio Victor e sua banda foram alguns dos responsáveis por agitar a folia em Salvador, neste sábado (10/2)

Publicado por: Julia Teixeira 

Uma das figuras mais importantes da música brasileira, Caetano Veloso decidiu curtir, neste sábado (10), a apresentação do famoso grupo Psirico, no Carnaval de Salvador. Com um look todo trabalhado em cores claras, o renomado artista foi clicado dançando e se divertindo pra valer, no trio elétrico da banda comandada por Márcio Victor.


Ao notar a presença dos fotógrafos, Caetano ainda decidiu levantar os braços e entrar, ainda mais, no clima da grandiosa festa baiana, só reforçando que, assim como outras celebridades, ama o Carnaval de Salvador.


Fotos: Divulgação/Fred Pontes






Carnaval

No trio com Psirico, Caetano recebe declaração de Márcio Victor: 'Meu Amor'

Músico não resistiu ao som da banda e 'meteu dança'

Redação iBahia
10/02/2018

Uma presença ilustre está no trio do Psirico neste sábado (10). Caetano Veloso, acompanhado da mulher Paula Lavigne, não resistiu ao som da banda e desceu até o chão com o pagodão do Psi!

Foto: Arisson Marinho / Correio
O músico ainda recebeu uma declaração do vocalista Márcio Victor: 'Caetano, meu amooooor'.


Foto - Gilberto Júnior / BNews 

Foto - Gilberto Júnior / BNews 



Publicado em 11/02/2018

‘Tenho 75 anos, mas ainda aguento curtir’, afirma Caetano Veloso

Cantor comentou sobre o Carnaval sem cordas e confessou ao bahia.ba que está encantado por BaianaSystem


Rayllanna Lima 


11/2/2018 – Foto: Rodrigo Veloso/bahia.ba

O cantor Caetano Veloso aproveitou o sábado (10) de Carnaval para curtir ao lado da esposa Paula Lavigne, no Circuito Dodô (Barra/Ondina). Após passar pelo camarote Expresso 2222 e subir ao trio da banda Psirico, ele atracou no “navio pirada” do BaianaSystem, onde se declarou fã do grupo.

“Esse negócio do BaianaSystem é tão bacana que estou maravilhado. Estou aqui em cima, querendo estar lá embaixo”, contou ao bahia.ba, enquanto se divertia em cima do trio madrugada adentro. Foi a primeira vez que Caetano curtiu a folia junto com a banda. Ele pontuou ainda que o grupo “é a mais nova força do Carnaval da Bahia”.

Analisando o novo modelo da folia, que valoriza o folião pipoca com trios independentes, o cantor aproveitou para rasgar mais elogios ao Baiana. “Se for como BaianaSystem, minha avaliação é a mais positiva possível”, ressaltou.




Caetano Veloso elogia Baiana System: "Nova força do Carnaval"

Colaboração para o UOL
11/02/2018
Caetano Veloso e Russo Passapusso, vocalista do Baiana System
Imagem: Reprodução/Instagram

Caetano Veloso está curtindo a noite desse sábado (10/2) em cima do trio elétrico puxado pelo Baiana System em Salvador, na Bahia. O cantor não resistiu e acabou tietando o o vocalista do grupo, Russo Passapusso.

"Feliz de estar a bordo pela primeira vez dá mais nova força do carnaval da Bahia! Emocionado", disse Caetano na legenda de uma foto publicada em seu Instagram.

Baiana System arrastou uma multidão no circuito Barra-Ondina. Caetano assistiu ao grupo acompanhado da mulher, Paula Lavigne, e de João Vicente de Castro.










11/2/2018 - Fotos: Fernando Torres





Sociedade
Opinião
Os afros pedem passagem
por Felipe Milanez — publicado 12/02/2018

Mesmo com dificuldades financeiras, blocos afro ganham as ruas de Salvador e fazem contraponto ao Carnaval elitista das cordas 

Caetano Veloso ao lado da Yá Nívia Luz, do Terreiro Ilê Axé Oyá, de onde sai o bloco Cortejo Afro

Como é lindo de se ver os blocos afros passarem no carnaval de Salvador. Com todas as dificuldades financeiras, falta de patrocínio, falta de apoio público, os lindos blocos afro conseguiram vencer as dificuldades e sair no carnaval. E a luta anti-racista e por igualdade, hoje um contraponto ao carnaval racista e elitista das cordas, balançou os principais circuitos.

Teve a vibrante saída do Olodum, na sexta-feira, no Pelourinho; teve a mágica saída do Ilê Aiyê na ladeira do Curuzu, com a benção dos orixás; teve Malê Debalê arrasando em um carnaval feminista, com o tema: “Nzinga, Jokanas e Franciscas: um poder feminista”; teve Nego Fugido — um ritual do Recôncavo da Bahia que celebra a luta negra contra a escravidão — homenageado no bloco Filhos do Congo. E no elegante e lindo Cortejo Afro, Caetano Veloso cantando “Milagres do Povo” do alto do trio elétrico numa rara aparição no carnaval.

Ao lado da Yá Nívia Luz, do Terreiro Ilê Axé Oyá, de onde sai o bloco Cortejo Afro, e da fantástica cantora Mariene de Castro, Caetano cantou com força que fazia sua voz suave iluminar a Barra, declamando os versos anti-racistas de sua música:

“E o povo negro entendeu que o grande vencedor / Se ergue além da dor / Tudo chegou sobrevivente num navio / Quem descobriu o Brasil? / Foi o negro que viu a crueldade bem de frente / E ainda produziu milagres de fé no extremo ocidente”.

Mariene de Castro e Caetano cantando na Barra era um perfume para os ouvidos — às vezes abafado por tantos outros sons que se misturam no ar de Salvador nessa época.

O Cortejo Afro, fundado por mãe Santinha de Oyá, completou 20 anos de existência nesse carnaval. E para celebrar essas duas décadas de existência e resistência, o presidente Alberto Pitta, artista plástico e designer, desenhou uma fantasia sofisticada, com grafismos afro e a letra da música de Caetano. Como é lindo de se ver as fantasias do Cortejo desenhadas por Alberto Pitta!
Para enfrentar a falta de apoio e patrocínio, o Cortejo lançou uma campanha de arrecadação pela internet — que eu contribuí para ganhar de lembrança a fantasia e participar do desfile.

A Ialorixá do Ilê Axé Oyá, Nívia Luz, neta de mãe Santinha e mestranda na UFBA em Cultura e Sociedade, escreveu o artigo abaixo para esta coluna, para celebrar a existência desse lindo bloco que embeleza Salvador na luta anti-racista, contra a LGBTfobia, a Transfobia, e todas as intolerâncias.


Axé!
Paz neste Carnaval para todas e todos!
Feliz 2018







O FUXICO
Carnaval 2018
11/02/2018
Publicado por: Andréia Takano


CAETANO VELOSO CANTA NO CORTEJO AFRO

Cantor participou do Circuito Dodô, em Salvador

Na noite deste domingo (11/2), Caetano Veloso emocionou os foliões ao cantar no Cortejo Afro, no Circuito Dodô, em Salvador.Em cima do trio elétrico, Caetano foi homenageado pelo cortejo e soltou a voz ao lado da cantora Mariene de Castro.


Fotos: Jackson Martins-agfpontes - Divulgação










A TARDE

Carnaval

Terça, 13/02/2018 

Caetano faz participação surpresa em homenagem a Moraes Moreira

Da Redação

Caetano surpreendeu cantando 'A Filha da Chiquita Bacana' e 'Chame Gente' com os anfitriões

O cantor e compositor Caetano Veloso fez uma aparição surpresa no tributo em homenagem aos 70 anos de Moraes Moreira, intitulado '70 Carnavais', nesta segunda-feira, 12, no Pelourinho. Estiveram presentes também no evento, Alexandre Leão, Moreno Veloso e Davi Moraes.

Cantando juntos pela primeira vez, os artistas apresentaram um repertório com clássicos dos antigos carnavais como 'Zanzibar', 'Chão da Praça' e 'Lá vem o Brasil Descendo a Ladeira'.

Já Caetano surpreendeu cantando 'A Filha da Chiquita Bacana' e 'Chame Gente' com os anfitriões.




Carnaval


Da Redação
redacao@redebahia.com.br
13.02.2018, 10:48:00

Caetano Veloso faz participação surpresa em show no Pelourinho

Show de Alexandre Moraes, Moreno Veloso e Davi Moraes homenageou Moraes Moreira

Divulgação - Alexandra Martins Costa
Caetano Veloso, um dos destaques do movimento Tropicalista, fez participação especial surpresa no show que homenageou Moraes Moreia, no Largo do Pelourinho, na noite desta segunda-feira (12). O cantor se juntou a de Alexandre Moraes, Moreno Veloso e Davi Moraes em tributo ao ex-integrante dos Novos Baianos. Em 2017, Moraes Moreira foi definido por Caetano Veloso como o verdadeiro pai da axé music.

Num show inesquecível na penúltima noite do carnaval, os artistas trouxeram um repertório com clássicos dos antigos carnavais como Zanzibar, Chão da Praça, Lá vem o Brasil Descendo a Ladeira, Deusa do Amor, Toda Menina Baiana, Depois que o Ilê Passar, Pop Zen e Na Massa, além de um pot-pourri com sambas de roda do recôncavo.

“Nada melhor do que trazer o filho de Moraes para tocar num show em homenagem ao pai. Foi bem legal a ideia de nos juntar porque na verdade nunca fizemos show juntos. É a primeira vez e estou muito feliz. Trouxemos músicas nossas e algumas coisas do universo de Armandinho e Gerônimo, que também não podia ficar de fora”, confessa Alexandre Leão, sobre a idéia de convidar Davi Moraes, filho de Moraes Moreira, para participar do projeto idealizado por ele e Moreno Veloso.

O tributo que foi intitulado 70 Carnavais, uma homenagem aos 70 anos de Moraes Moreira, é uma declaração de amor ao carnaval, que já foi intitulada de ‘Moraes Carnaval Moreira’, por Moraes ser considerado o criador do moderno carnaval baiano, fazendo a composição entre o elétrico e o acústico. O show contou com a participação especial de Caetano Veloso, numa aparição surpresa, onde dividiu o palco com os anfitriões, cantando A Filha da Chiquita Bacana e Chame Gente.


Carnaval da Cultura

O Carnaval da Cultura é o carnaval da democracia e da diversidade e do folião pipoca, que leva para as ruas, durante todos os dias e circuitos da folia, a mistura de ritmos e gêneros musicais e, principalmente, a estética e a arte de diferentes artistas, grupos e entidades culturais da Bahia. São centenas de atrações e shows gratuitos de afoxé, samba, reggae, axé, pop, MPB, fanfarras e muito mais. 

É diversão garantida para todos os gostos e estilos no espaço público da rua para alegria do folião. O Carnaval da Cultura está organizado a partir de quatro programas: Carnaval do Pelô, Carnaval Pipoca e Carnaval Ouro Negro.

A programação completa está disponível nos sites www.cultura.ba.gov.br  e www.carnaval.bahia.com.br.




Foto: Alexandra Martins Costa  / GOVBA - Divulgação

Empolgado, Caetano Veloso sobe ao palco e canta com o filho, Davi Moraes e Alexandre Leão
Animado, o cantor de 75 anos participou da homenagem a Moraes Moreira

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
13/02/2018

Com o Largo do Pelourinho lotado, os cantores Alexandre Leão, Moreno Veloso e Davi Moraes fizeram o show "70 Carnavais", em homenagem aos 70 anos de Moraes Moreira, na noite de segunda-feira (12).


Moraes Moreira é homenageado em show no Largo do Pelourinho
Foto: Alexandra Martins Costa

Animado, o cantor e compositor Caetano Veloso acompanhava a apresentação de uma sacada, não resistiu, subiu ao palco e decidiu dar uma "palhinha" ao lado do filho e dos outros dois artistas.



Foto: Divulgação Secom


No hay comentarios:

Publicar un comentario