sábado, 18 de noviembre de 2017

1997 - A TERCEIRA MARGEM DO RIO









2004 - MILTON NASCIMENTO
Participação Especial: CAETANO VELOSO
Documentário “A Sede do Peixe"
Direção: Carolina Jabor / Lula Buarque de Hollanda
Programa Especial produzido pela HBO e exibido em 1997.
Nascimento Música / EMI DVD 724359925097, Track 6.




DIARIO DE PERNAMBUCO

Terça-Feira, 24 de Agosto de 2004 

Milton Nascimento de corpo e alma

Documentário em DVD A Sede do Peixe traduz a genialidade dos músicos mineiros do Clube da Esquina

Michelle de Assumpção
Da equipe do DIARIO

Numa mesa do bar de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, alguns amigos misturam conversas sobre patinetes e lembranças de suas primeiras inclinações musicais na vizinha Minas Gerais. Reunidos neste bate-papo estão Tavinho Moura, Fernando Brant, Lô Borges e Beto Guedes. Estes contam como se conheceram: um sobre o tal patinete, ou outro, admirado com o brinquedo. Ali o início de um entrosamento que iria transcender para a composição musical. 

Naqueles anos, em outra esquina de Minas, o destino cruzaria mais dois protagonistas da história musical do berço do Clube da Esquina. Wagner Tiso estava indo comprar pão e leite para a mãe e, no trajeto, um som de violão e uma voz que vinha de uma escada chamariam sua atenção. Era Milton Nascimento. "Achei interessante isso, conheci primeiro a voz, depois o cara", depõe Tiso, no DVD A Sede do Peixe, produzido pela HBO e exibido por ela em 1997. Por falta de interesse da gravadora, este material sobre a vida e obra de Milton Nascimento - e consequentemente sobre os personagensque cruzaram sua história e compuseram um rico cenário da cultura nacional - está sendo lançado em DVD agora, pelo selo de Milton, o Nascimento, e distribuído pela EMI.

Dirigido por Lula Buarque de Holanda e Carolina Jabor, que fizeram um lindo documentário, o filme ao ser transformado em DVD recebeu acréscimos de imagens veiculadas na TV, e também material inédito que havia ficado de fora da edição. São justamente estas imagens, contidas nos Extras do DVD, que trazem tomadas de esquinas, paisagens de Minas Gerais e depoimentos sobre o início de carreira de Milton, fornecido vizinhos de sua terra natal, que nos fornecem informações etnográficas sobre a música de Milton e do Clube da Esquina.

A maior parte das gravações são ambientadas num cenário montado na barra da Tijuca pelo cenógrafo Helio Eichbauer. Sua criação dá ao espectador a impressão de que Milton está dentro de uma imensa oca. Da sua tribo, ele recebe a visita de amigos que em algum momento estiveram com ele na sua rica trajetória. Skank, Wager Tiso, Alcione, Caetano Veloso, Fernando Brant, Lô Borges, Tavinho Moura e Beto Guedes, Zélia Duncan, Carlinhos Brown, Uakti, entre outros.

Lá dentro, além de fazer parcerias luxuosas, Milton dá depoimentos que aos poucos vão reconstruindo os fatos mais importantes da sua história e parte da história da Música Popular Brasileira. Wagner Tiso, que o ouviu tocar e cantar na escada ainda jovem, conta o início da formação do Automóvel Club. Vizinhos, como Seu Francisco, diz que Milton andava "como um doidão" pelas ruas de Diamantina, sentando nas esquinas, tocando seu violão com um grupo de amigos. Samuel Rosa diz que esta tal reunião, que pegou fama como o Clube da Esquina, tinha uma conotação pop, que flertava com o rock. Outra preciosidade é a informação de D. Liliu, sua mãe adotiva, que num depoimento emocionado lembra que o músico, aos 2 anos de idade, corria para o piano quando ouvia ela e sua irmã estudando o instrumento. "Ele fazia a marcação direitinho com a pontinha dos pés levantados", recorda.

"Para nós de Minas era a confirmação de que para fazer música boa no Brasil não era preciso ter nascido em Liverpool", diz ele, lembrando que os Beatles sempre foram uma presença latente na música daqueles que reuniram-se na mesa do bar em Santa Teresa, a relembrar o passado. O Clube da Esquina é o tempo todo reverenciado pelos músicos mineiros como o broto de uma geração que iria dar cara pop e universal à música de Minas Gerais. Como diz Ronaldo Bastos, também em depoimento no DVD, o sentimento da música e da poesia do Clube da Esquina tinha amplidão planetária. Milton, cujo falsete é para Caetano um dos mais belos sons sobre a Terra, tem aí sua escola, mas foi muito mais além. Neste DVD têm-se mais dimensão do que sua música e sua trajetória representam para a Música Brasileira.


No hay comentarios:

Publicar un comentario