martes, 14 de enero de 2020

2017 - NEIDE CANDOLINA


Composição: Caetano Veloso

Preta chique, essa preta é bem linda
Essa preta é muito fina
Essa preta é toda a glória do brau
Preta preta, essa preta é correta
Essa preta é mesmo preta
É democrata social racial
Ela é modal

Tem um Gol que ela mesma comprou
Com o dinheiro que juntou
Ensinando português no Central
Salvador, isso é só Salvador
Sua suja Salvador
E ela nunca furou um sinal
Isso é legal

E eu e eu e eu e sem ela
Nobreza brau

Preta sã, ela é filha de lansã
Ela é muito cidadã
Ela tem trabalho e tem carnaval
Elegante, ela é muito elegante
Ela é superelegante
Roupa Europa e pixaim Senegal
Transcendental
Liberdade, bairro da Liberdade
Palavra da liberdade
Ela é Neide Candolina total
E a cidade, a baía da cidade

A porcaria da cidade
Tem que reverter o quadro atual
Pra lhe ser igual

E eu e eu e eu sem ela
Nobreza brau, nobreza brau





Luciana Oliveira lança releitura de “Neide Candolina”

Por Felipe Galvão
29/06/2017

Foto: Divulgação

Luciana Oliveira lançou, na última sexta-feira (23), uma releitura da faixa “Neide Candolina” (1991) do Caetano Veloso. A música ganhou uma roupagem que caminha pelo R&B e neosoul com participações de Fióti e Xênia França acompanhando a cantora nos vocais.

“A canção exalta a nobreza brown. Vivemos tempos de muita discussão em torno das questões raciais e uma música que enaltece a negritude, trazendo adjetivos positivos, contribui para a construção e afirmação da nossa identidade. Daí veio a ideia de convidar a Xênia França e o Fióti, dois nomes fortes da atualidade, artistas negros, politizados, com trajetórias muito singulares e acho que isso somou ainda mais para essa afirmação”, conta Luciana.

A música fará parte da tracklist do álbum “Deusa do Rio Níger” que será lançado em breve. Segundo a artista, o álbum terá faixas poderosas que irão falar sobre representatividade e discussão de questões raciais.




"Achei a releitura maravilhosa. Em todos os sentidos. Fico honradíssimo com a escolha dessa minha música por uma cantora tão boa. Principalmente me assombro com a coincidência de eu estar pensando muito nessa canção recentemente. Aí vem essa gravação deslumbrante, com Luciana cantando divinamente, num relaxamento perfeito, amparada por produção contemporânea, com a presença de Fióti, da lindíssima Xênia França. Isso me encantou e me animou a procurar mesmo o caminho composicional que ando buscando dentro de minha cabeça. Foi quase miraculoso, quase um caso de sincronicidade".

[Caetano Veloso, julho de 2017]






Ficha Técnica:
Produção Musical e arranjos: Caê Rolfsen
Luciana Oliveira, Xênia França e Fióti: voz
Caê Rolfsen: Rhodes, guitarra e programação
Lucas Martins: Baixo
Sérgio Machado: Bateria
Maurício Badé: Percussão
Paulo Viveiro: Trompete
Anderson Quevedo: Sax Tenor e Barítono
Jaziel Gomes: Trombone

Direção de arte e motion design: Oga Mendonça
Fotografia: Camila Cornelsen
Light design: Camilla Laurent
Stylist: Suyane Ynaya
Maquiagem: Carol Romero
Produção executiva: Ciça Pereira
Assessoria de imprensa: Bianco assessoria





2017 - LUCIANA OLIVEIRA
com Xênia França e Fióti
Álbum “Deusa do Rio Níger”





2017 – LUCIANA OLIVEIRA
Participação Especial: XÊNIA FRANÇA e FIÓTI
Álbum “Deusa do Rio Níger”
Ponto4 Digital, CD, Track 3.






No hay comentarios:

Publicar un comentario