sábado, 4 de marzo de 2017

2009 - GAINSBOURG IMPERIAL



2/9/2009

Orquestra Imperial realiza apresentação pelo Ano da França no Brasil

A Orquestra Imperial realizará dois shows em homenagem ao francês Serge Gainsbourg, amanhã (3/09) e no dia 4. A atração faz parte do Ano da França no Brasil. Serge Gainsbourg foi tema da exposição "Gainsbourg: Artista, Cantor, Poeta, etc." e os shows marcam o encerramento da mostra. O evento será realizado no Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros, em São Paulo, às 21 horas.

O concerto contará com as presenças de Caetano Veloso e da ex-mulher de Gainsbourg, a atriz e cantora britânica Jane Birkin, além do compositor e arranjador Jean-Claude Vannier.

"O tributo a Serge Gainsbourg é um evento de primeira grandeza. Ele reúne dois músicos como Caetano Veloso e Jane Birkin, que tocarão acompanhados de um dos mais versáteis grupos musicais brasileiros contemporâneos. Essa diversidade representa exatamente a essência do Ano da França no Brasil. Sem dúvida, trata-se de um encontro de gigantes" destacou o diretor de relações internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas.


Em noite mágica, Jane Birkin, Jean-Claude Vannier, Caetano Veloso e Orquestra Imperial homenageiam Serge Gainsbourg

Danilo Poveza
Publicado em 4/9/2009

Com ingressos esgotados em 30 minutos logo na data em que começaram a ser vendidos, era difícil imaginar que na porta do SESC Pinheiros, em São Paulo, ainda poderia haver cambistas oferecendo entrada para ver a bela homenagem ao artista multimídia francês Serge Gainsbourg feita por sua ex-mulher Jane Birkin e pelo arranjador, amigo e parceiro Jean-Claude Vannier, mais Caetano Veloso e a Orquestra Imperial

Aos que enfrentaram com sucesso a tempestade de São Paulo e/ou pagaram R$ 20 a mais pelas entradas compradas de última hora, ficou a vontade até de repetir a façanha hoje (sexta-feira, 4/9), quando acontece a última apresentação do espetáculo. É que tudo não poderia ter sido menos perfeito.

Às 21h20, quando os 16 instrumentistas da Orquestra Imperial eram revelados por detrás das cortinas, quem estava no teatro ainda se sentava para depois ficar arrebatado na poltrona por uma hora e trinta minutos. De paletó preto com um grande cravo vermelho na lapela, Vannier, grande estrela da noite, regeu a big band brasileira com tanto entrosamento que todos eram só sorrisos nas 21 canções que tocaram.

Thalma de Freitas e Nina Becker estavam lindas em vestidos brilhantes, saias de couro e franjas. Cantaram as canções tão belamente como provocaram o público e os outros músicos com coreografias improvisadamente ensaiadas. Mas foi Jane Birkin, só de camiseta e tênis All Star, quem magnetizou tudo quando entrou no palco às 22h10.

A pronúncia natural do francês e a mão no bolso, à vontade, enquanto dizia versos de seu amado Gainsbourg, morto em 1991 com os mesmos 63 anos que ela tem hoje, tornou a performance emocionante e cheia de propriedade. Tudo tão delicado quanto o dueto que fez com Caetano em Je Suis Venu Te Dire que Je M'em Vais. Com rostos colados e carinhos fraternos, os dois fizeram o momento mais bonito do show.

Para o bis, ficou o samba com raiz franco-brasileira Les Sambassadeurs e o canto à capela de Jane com La Javanaise. Quando ela agradeceu a Gainsbourg e ao Brasil antes de deixar o palco pela última vez, é certo que a plateia do SESC Pinheiros, mesmo sem dizer uma palavra, agradeceu de volta pela mágica noite.
 











04/9/2009

Show 'Gainsbourg Imperial' é apresentado no Sesc Pinheiros

Encontro tem Orquestra Imperial, Caetano Veloso e a cantora Jane Birkin.
O show é destaque das comemorações do Ano da França no Brasil.

Do G1, em São Paulo





O show Gainsbourg Imperial, que celebra um dos principais artistas do século XX, Serge Gainsbourg, reuniu no SESC Pinheiros a Orquestra Imperial, Caetano Veloso, Jane Birkin e Jean-Claude Vannier. O show faz parte da programação do Ano na França no Brasil. (Foto: Daigo Oliva/ G1)



O show Gainsbourg Imperial, que celebra um dos principais artistas do século XX, Serge Gainsbourg, reuniu no SESC Pinheiros a Orquestra Imperial, Caetano Veloso, Jane Birkin e Jean-Claude Vannier. O show faz parte da programação do Ano na França no Brasil. (Foto: Daigo Oliva/ G1)
 



Uma noite memorável marcou o show Gainsbourg Imperial, na quinta-feira (3), no SESC Pinheiros, em São Paulo. No palco, Caetano Veloso, Jean-Claude Vannier e Jane Birkin celebraram um dos principais artistas do século XX, Serge Gainsbourg, ex- marido de Birkin. O show faz parte da programação do Ano da França no Brasil.
 





No hay comentarios:

Publicar un comentario