sábado, 25 de febrero de 2017

2017 - 50 ANOS DA TROPICÁLIA



24/2/2017 - Claudia Cunha, Alexandre Leão e Moreno Veloso recebem Gil e Capinan





Circuito Batatinha [Pelourinho]

Sexta - 24 de fevereiro de 2017

Largo do Pelourinho

20h|23h – Alexandre Leão | Claudia Cunha | Moreno Veloso | Gilberto Gil | Capinan




 Foto: Adilton Venegeroles / A Tarde / Futura Press

Foto: Ricardo Fontes

Capinan - Foto: Ricardo Fontes



 
25/2/2017

Caetano e Gil celebram 50 anos da Tropicália e levam multidão ao Pelô

Ícones tropicalistas cantaram canções do movimento nesta sexta-feira (24).
Artistas participaram de show do grupo Viramundo, no Largo do Pelourinho.

Juliana Almirante
Do G1 BA

Os 50 anos da Tropicália, completados neste ano, ganharam uma homenagem especial com dois ícones do movimento, na noite desta sexta-feira (24). E público que foi ao Largo do Pelourinho, em Salvador, cantou, vibrou e se emocionou com a participação de Gilberto Gil e Caetano Veloso no palco durante show da banda Viramundo.

 
Caetano Veloso também participou de show em Salvador (Foto: Max Haack/Ag Haack)


Caetano foi o primeiro a cantar, emocionando o público com a música “Chão da Praça”, com os conhecidos versos “Olhos negros cruéis, tentadores da multidão sem cantor”. Ele dividiu os vocais com filho Moreno Veloso e os cantores Claudia Cunha e Alexandre Leão – que compõem o projeto Viramundo.
"Sem lenço e sem documento", o grupo ainda cantou com Caetano um dos hinos tropicalistas, a música “Alegria, Alegria”.
Aos poucos os foliões foram descendo ao largo, em frente à Fundação Jorge Amado, e lotando ainda mais o espaço. Além da apresentação em homenagem à Tropicália, o Pelourinho também recebe, na noite desta sexta-feira, fanfarras e bloquinhos no chamado "Circuito Batatinha", que percorre as ruas do Centro Histórico.
Em seguida, foi a vez do escritor e poeta Capinan subir ao palco e convidar Gil para encantar o público. “Estamos comemorando a Tropicália. Viemos aqui, eu e Capinan, e Caetano resolveu vir também. Então, são os velhos guerreiros da Tropicália aqui mais uma vez. Eu e Capinam compusemos juntos e misturamos nossas vidas artísticas aqui”, comentou Gil, em conversa com a imprensa.
Depois de passar por tratamento de saúde, Gil diz que está aos poucos voltando a cantar. Na madrugada desta sexta-feira, ele já tinha participado do show da filha, Preta Gil, em um trio no Circuito Dodô. “Aos poucos estou retomando e está dando para o gasto”, brinca.
No repertório, Gil levou ao palco ainda os personagens de "Domingo no Parque": José - o rei da brincadeira, João - o rei da confusão e Juliana, que completa o trio da canção. O ícone tropicalista também entoou os versos de "Soy Loco por ti, América", animando o público no largo do Centro Histórico.

 
Gil se apresentou no Pelourinho nesta sexta de carnaval (Foto: Marcelo Guedes/ Ag Haack)
 
Gil e Capinam homenageram os 50 anos da Tropicália com show no Pelô (Foto: Marcelo Guedes/ Ag Haack)
 
Uma multidão acompanhou a participação de Gil no show da Viramundo, no Largo do Pelourinho (Foto: Marcelo Guedes/ Ag Haack)

Amigos de longa data, os tropicalistas Gil e Capinan dividiram o palco e levaram o público ao delírio, no Pelourinho (Foto: Max Haack/Ag Haack)

Gilberto Gil relembrou canções que marcaram o movimento Tropicalista (Foto: Max Haack/Ag Haack)
O também tropicalista Caetano Veloso apareceu de última hora e participou da homenagem à Tropicália (Foto: Juliana Almirante/G1)

Foto: Max Haack/Ag Haack

 
Gil, Capinan e integrantes do projeto Viramundo no palco do Pelourinho (Foto: Max Haack/Ag Haack)






25 Fevereiro 2017

Gil e Caetano surpreendem, cantam juntos e esquentam carnaval baiano

Apresentação de Caetano Veloso não estava programada e levou multidão ao delírio

Cleusa Duarte
Especial para o Estado


No Palco do largo do Centro Histórico, uma homenagem aos cinquenta anos da Tropicália - Foto: Carol Garcia|GOVBA
 


Foto: Carol Garcia|GOVBA

Foto: Carol Garcia|GOVBA




SALVADOR - O circuito multicultural de Salvador, o Pelourinho viveu no final da desta sexta-feira, 24, o melhor do carnaval. No Palco do largo do Centro Histórico uma homenagem aos cinquenta anos da Tropicália reuniu José Carlos Capinam, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Alexandre Leão, Claudia Cunha e Moreno Veloso no mesmo palco.


Uma das maiores expressões do tropicalismo, Caetano não estava programado oficialmente para se apresentar. Ele disse, que não havia ensaiado e seria tudo no improviso, mas o delírio da multidão presente foi geral. Para encerrar o cantor e compositor cantou “Alegria, Alegria” acompanhado pelo publico e recebeu de volta “Fora Temer, Fora Temer”.


“Eu agradeço muito por estar aqui, nem me organizei para tocar, mas vim. Dei uma passadinha porque eu adoro carnaval e tenho orgulho do Tropicalismo. Meu filho vai tocar e Gil vai cantar e pronto, tá perfeito”, disse Caetano, antes de subir ao palco.Depois de mais alguns ritmos Gilberto Gil foi chamado e ovacionado pelo público formado de uma mistura de fãs nativos, de outros estados e internacionais. Em seguida cantou “Soy Louco por ti América”, uma parceria de Gil/Capinam e interpretada primeiramente por Caetano. No repertório ainda constaram Marginália II, Domingo no Parque e Toda Menina Baiana.


“A Tropicália deu espaço para muitas vertentes no carnaval baiano, como os blocos afros, a axé music. É maravilhoso receber essas homenagens e participar dessas homenagens” disse Gil. Após a participação de Gil, Moreno Veloso, filho de Caetano, deu continuidade à apresentação, executando, ao lado de Cláudia Cunha, músicas em homenagem ao Olodum e ao Ilê Aiyê.
 

  


Claudia Cunha e Alexandre Leão (Projeto Viramundo), Caetano e Moreno
 
Foto : Aristeu Chagas




Caetano e Gil celebram os 50 anos do Tropicália com show no Pelourinho  

Caetano Veloso e Gilberto Gil || Créditos: Reprodução Instagram


Caetano Veloso e Gilberto Gil se reuniram no fim de tarde desta sexta-feira no Pelourinho, em Salvador, por motivo muito especial: comemorar os 50 anos do Tropicalismo, movimento musical do qual ajudaram a criar. Os ícones da música baiana fizeram show em trio elétrico na presença de amigos e familiares. O mais fofo da plateia? Nino, netinho de Gil, filho de Bela Gil e JP Demasi, que ainda nem completou um ano. “Será que teremos mais um músico na família?”, tietou Bela Gil em seu Instagram em foto que reúne três gerações: pai, marido e filho.

 
Gilberto Gil entre o genro J.P. Demasi e o neto Nino || Créditos: Reprodução Instagram






Ja chegando em Ondina 
em frente ao camarote 
do Othon o cantor Caetano 
Veloso sobe no trio da 
pipoca de Márcio Vitor 
no carnaval de Salvador 
e canta com Márcio





De cima do trio, Caetano Veloso acompanha Psirico no circuito Dodô



Músico também apareceu no show de Gil e Capinam no Pelourinho, onde fez um participação especial



Redação iBahia

25/02/2017


Não foi só no show de Gilberto Gil e Capinam que Caetano Veloso apareceu. O cantor aproveitou a noite sexta-feira (24) para acompanhar a passagem da banda Psirico no 'Arrastão do Psi' no circuito Dodô (Barra/Ondina). O desfile desta noite homenageou Iemanjá. 
 

Foto: Aline Caravina / iBahia


Antes de começar o percurso, Márcio Victor, vocalista da banda, participou de um encontro de trios com Preta Gil, Gilberto Gil e Alavontê. 



Fotos: Fred Pontes – Divulgacão


Caetano Veloso participa de show do Psirico no carnaval de Salvador



Caetano é muito fã de Psirico. Ele já declarou em entrevista que considera a banda melhor que Beyoncé







BAHIA NOTICIAS

Sexta, 24 de Fevereiro de 2017 - 20:25
Caetano confere show de filho e de Gil no Pelô; artista se solidariza a Márcia Castro
por Jamile Amine / Francis Juliano


Foto: Ramsés Moura / Ag Haack


Caetano Veloso, um dos ícones da Tropicália, tema do Carnaval do Centro Histórico de Salvador deste ano, confere a participação do filho Moreno Veloso na noite desta sexta-feira (24). Além do show de Moreno, junto com Alexandre Leão e Cláudia Cunha, o santamarense vai pintar também na mais aguardada apresentação do dia no Circuito Batatinha, que terá o parceiro tropicalista Gilberto Gil e o poeta e compositor Capinam, outro nome surgido na época da Tropicália. Questionado sobre a presença das cordas no carnaval, Caetano declarou que não tem problema com o formato. "Eu gosto de trio, de bloco, do carnaval da Bahia de todo jeito, sempre gostei. Corda é negócio de bloco. Filhos de Gandhy tem. As escolas de samba do Rio viraram construçoes concretas", avaliou. Na conversa com os jornalistas, Caetano também falou sobre a polêmica que envolveu a cantora Márcia Castro, que foi substituída do trio "Respeita as Mina" por ter supostamente ficado em cima do muro em relação a uma acusação de estupro contra o músico Fael Primeiro. "Visto [a camisa do bloco], mas com Márcia", resumiu Caetano.




Sexta, 24 de Fevereiro de 2017 - 21:10
Caetano dá 'selinho' em Márcia Castro e reforça solidariedade à cantora
por Jamile Amine / Francis Juliano


Foto: Jamile Amine  / Bahia Notícias
Depois de afirmar que só vestiria a camisa do trio "Respeita as Mina" – iniciativa de empoderamento feminino que sai na segunda de carnaval – se Márcia Castro fosse incluída novamente, Caetano Veloso deu outra demonstração de apoio à cantora. Logo após dar uma canja no Carnaval do Pelourinho, na noite desta sexta-feira (24), o BN flagrou o artista na plateia dando um "selinho" na própria Márcia Castro. Caetano Veloso, que não constava na programação da folia soteropolitana, subiu antes ao palco e fez uma pequena apresentação no show do filho Moreno Veloso, que divide o palco com Alexandre Leão e Cláudia Cunha. Os três ainda recebem Gilberto Gil e Capinam.
 








No hay comentarios:

Publicar un comentario