sábado, 15 de octubre de 2016

2014 - GUITARRA BAIANA - A VOZ DO CARNAVAL


Relatos dão conta de que a primeira guitarra elétrica do mundo nasceu em Salvador, Bahia, como parte de experimentos musicais da dupla Dodô e Osmar para o carnaval da cidade, em 1940.


O documentário apresenta versões desta história, a partir do depoimentos de algus dos principais artistas do cenário nacional.






Sábado, 17 de Maio de 2014

Documentário sobre guitarra baiana realiza pré-estreia em Salvador nesta quarta no Glauber Rocha
por Renata Farias


O documentário "Guitarra Baiana: A Voz do Carnaval", do diretor Daniel Talento, ganha sua primeira pré-estreia em Salvador no próximo dia 21 de maio (quarta-feira), às 20h30, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, na Praça Castro Alves. O filme conta a história do instrumento criado na Bahia que ganhou fama nacional e internacional.

A produção, que teve sua estreia nacional na programação paulista do Festival de Documentários Musicais In-Edit, traz entrevistas com ilustres nomes ligados ao instrumento como Caetano Veloso, Moraes Moreira, Armandinho Macedo, Luiz Caldas, Julio Caldas, Moroto Slim, maestro Fred Dantas, Maestro Spok, Perfilino Neto, Durval Lelys, entre outros.



"Idealizei esse filme com Carol [Carolina Migoya, roteirista] e Petrus [Pires], que é o fotógrafo do filme. Começamos a contestar algumas informações e tivemos a ideia de fazer um documentário sobre a guitarra baiana", disse Daniel Talento, em entrevista ao Bahia Notícias. As filmagens foram realizadas de janeiro a abril de 2014, com uma produção completamente independente através da produtora Tia Maria Filmes.



 
Daniel Talento é o diretor de "Guitarra Baiana: A Voz do Carnaval"



Daniel Talento já foi diretor de fotografia da série "Ed Mort", do Multishow e dos curtas "Casa de Boneca", "Antes Só" e "A Testemunha". "Guitarra Baiana" é o primeiro longa dirigido pelo cineasta, que tem grande admiração pelo instrumento. "Antigamente, a guitarra baiana era usada pra tocar os frevos e, hoje, essa galera ta inovando e tocando tudo com a guitarra baiana, reggae, rock’n'roll. Com o tempo, ela acabou excluída do carnaval da Bahia, mas agora está voltando com tudo".

A exibição do próximo dia 21, que também conta com apresentação do guitarrista Fred Menendez, já estava programada para acontecer, mas uma série de discussões envolvendo sua ausência na edição baiana do festival In-Edit fizeram com que a exibição fosse antecipada. "A gente já vinha pensando na possibilidade de fazer essa pré-estreia, mas para acabar com essa polêmica e pressão para a exibição do filme resolvemos adiantar", explicou o diretor.


Caetano Veloso é um dos entrevistados do documentário



Em entrevista ao Bahia Notícias, Marcelo Aliche, curador do In-Edit, falou sobre a ausência do documentário na edição baiana do festival, o que causou polêmica entre as pessoas que esperavam pela exibição. Entretanto, o diretor Daniel Talento evitou polemizar sobre o tema, que chegou a ganhar uma campanha nas redes sociais. "Ele foi exibido em São Paulo, então as pessoas aqui já estavam esperando, mas a gente respeita a posição do Festival. Foi incrível a exibição lá, estava lotado. Foi muito bacana participar, mas gerou essa expectativa do filme ser exibido aqui", disse.

O diretor, que tem projetos de fazer um filme sobre Dodô e Osmar e outro sobre Armandinho, ainda afirmou que foi muito prazeroso fazer um filme em que as pessoas consigam ver o potencial desse instrumento e agradeceu a todos os envolvidos. "Esse filme tem o objetivo de mostrar ao mundo essa história, afinal, quem ouve uma guitarra baiana nunca esquece".














16/9/2014


Aroldo Macedo
Público de Los Angeles (LOS ANGELES BRAZILIAN FILM FESTIVAL) que assistiu ao Documentário Guitarra Baiana: A Voz do Carnaval é surpreendido com apresentação de Aroldo Macedo e sua Guitarra Baiana após exibição do filme e vai ao Delírio — com Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar em Los Angeles.
 



19/9/2014 - Aroldo Macedo com o troféu

Guitarra Baiana - A Voz do Carnaval, recebeu a Menção Honrosa no Los Angeles Brazilian Film Festival

O filme Guitarra Baiana a Voz do Carnaval, produção independente da Tia Maria Filmes, do diretor Daniel Talento, nascido e criado no Rio Vermelho, recebeu a Menção Honrosa no Los Angeles Brazilian Film Festival, onde foi representado por Aroldo Macedo. O documentário conta como surgiu esse instrumento genuinamente baiano, dando a ela o merecido valor dentro da musica popular brasileira.




 
19/2/2015

Premiado em Los Angeles com menção honrosa, o filme baiano Guitarra Baiana – A Voz do Carnaval estréia nesta quinta-feira (19) no UCI do Shopping Barra. 

Dirigido por Daniel Talento, o filme fala da fantástica criação dos geniais Dodô e Osmar há 71 anos. E traz depoimentos históricos com Caetano Veloso, Moraes Moreira, Armandinho Macedo, Missinho, Luiz Caldas entre outros.

No hay comentarios:

Publicar un comentario