sábado, 29 de octubre de 2016

2005 - ESTRELA MÃE CANÔ

Apresentação de espetáculo de dança que homenageia a matriarca Dona Canô



ESTRELA MÃE – UM TRIBUTO A DONA CANÔ

Este projeto realizado pela escola de balé Ebateca, resgata a memória cultural através da dança, homenageando Dona Cano, um personagem importante na preservação cultural da cidade de Santo Amaro da Purificação (BALANÇO SOCIAL E AMBIENTAL COELBA, 2005).



EBATECA - Escola de Ballet do Teatro Castro Alves -, uma dança em homenagem a Dona Canô 

O corpo de baile da Ebateca Itaigara de Salvador homenageia os 98 anos de Dona Canô. O espetáculo mistura a música, dança, imagens e depoimentos de artistas e da família.

As apresentações acontecem nos dias 30 nov e 01 de dezembro, às 20h00, com duração de 1h30, na sala principal do Teatro Castro Alves de Salvador


Em 2003, foi a vez de o escritor Jorge Amado com o espetáculo "Amado Jorge", e no ano seguinte, Daniela Mercury com "A voz que dança".


Projeto Resgatando Nossa Memória Cultural

Neste ano, o Projeto tem o intuito de resgatar a nossa história, traduzindo através de uma jovem senhora, com quase um século de vida, que contribui e interfere em nossa cultura, sendo homenageada com o espetáculo “Mãe Estrela Canô”. A vida, história, poesia, amor e lucidez desta matriarca. No Teatro Castro Alves.



14/11/2005



Amor antigo


Caetano Veloso está de musa nova e que ganhará até uma música! Calma, nada de namorada nova. Ele está é compondo uma canção para sua mãe, Dona Canô, homenageada no espetáculo Mãe  Estrela Canô, com estréia prevista para o dia 30 deste mês, no Teatro Castro Alves, em Salvador. A música encerra a peça, cantada por Maria Bethânia.



O FUXICO
24/11/2005

Mãe de Caetano Veloso ganha exposição de fotos

Por Elba Kriss

Dona Canô, mãe de Caetano Veloso, ganhou uma exposição de fotos no Teatro Castro Alves, na Bahia.

São registros da família e dos muitos amigos que fez ao longo de seus 98 anos de vida. No mesmo espaço, senhoras artesãs do município de Saubara vão mostrar seus dotes tecendo bolsas e bordando rendas. O evento acontece entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

A localização da exposição é estratégica. É no mesmo teatro onde está em cartaz o espetáculo de dança Mãe Estrela Canô, uma homenagem da Ebateca Itaigara à matriarca da família Veloso.

 

30/11/2005

Homenagem a D.Canô recebe Caetano e Bethânia
A Tarde On Line

Dona Canô - acompanhada de todos os seus oito filhos, inclusive Maria Bethânia e Caetano Veloso – estará na platéia na primeira apresentação, esta noite, do espetáculo "Mãe Estrela Canô", uma homenagem da Ebateca à matriarca da família Velloso. Já confirmaram presença também a escritora Zélia Gattai, o senador Antonio Carlos Magalhães, o prefeito de Salvador João Henrique Carneiro e também os prefeitos de Santo Amaro (João Mello) e Itaparica (Cláudio Neves), o presidente da Coelba Moisés Sales Filho, e a família Odebrecht.






1/12/2005
por Neide


D. Canô, a Mãe Estrela ou das Estrelas?
 




Eunice, Clara Maria, Maria Isabel, Rodrigo Antônio, Roberto José, Irene, Caetano Emanuel, Maria Bethânia, cada um é um pedaço dessa história. A história de uma mãe, é isso que sou, uma mãe, uma mulher brasileira, do Nordeste, de Santo Amaro, devota de Nossa Senhora da Purificação 
(D. Cano). 

O Projeto Resgatando Nossa Memória Cultural, através da Ebateca – Escola de Ballet, Itaigara e da dança, busca desvendar e realçar as nossas origens, o tecido social e como ele foi construído, e neste ano traz ao palco do teatro Castro Alves uma jovem senhora com quase um século de vida, que contribui e interfere em nossa cultura, sendo homenageada com o espetáculo “Mãe Estrela Cano”. A vida, história, poesia, amor e lucidez desta matriarca.


 

No hay comentarios:

Publicar un comentario