domingo, 25 de septiembre de 2016

2009 - ABRACE A VIDA

●●● ●●● ●●● 2009

2009 
O cantor e compositor baiano Caetano Veloso recebeu a garota soropositiva em sua casa no Rio Vermelho. Após a foto, que foi rápida, o músico passou um tempo conversando com Marcelo sobre o projeto e o tratamento de combate ao virus.




1/12/2009
Celebridades entram na luta contra a Aids
Do UOL, no Rio de Janeiro

Jesus Luz, Luana Piovani, Caetano Veloso e Lázaro Ramos estão entre os artistas que participaram da terceira edição do calendário "Abraçando a Vida", idealizado pelo fotógrafo e produtor cultural Marcelo Mendonça, cujo objetivo é arrecadar recursos para a Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), que atende 70 crianças portadoras do vírus HIV, em Salvador, Bahia.

Mendonça conta que uma das grandes surpresas no calendário deste ano foi a presença do modelo e atual namorado de Madonna, Jesus Luz. Ele recorda que tudo aconteceu por acaso, quando um amigo seu comentou com o modelo sobre a realização do projeto. Solícito, Jesus, que estava de passagem por Salvador, aceitou fotografar ao lado de uma das crianças, mas disse que partiria da cidade no dia seguinte, às 12h. "Foi uma correria louca. Eu fui para o hotel no Rio Vermelho, onde Jesus Luz estava instalado, enquanto um amigo foi buscar uma das crianças na instituição, na periferia da cidade, bem distante do hotel. Jesus ficou esperando com a maior paciência. Só disse que ficaria dentro do carro porque estava muito quente. Quando a criança chegou até parecia que ele não tinha horário. Puxou papo, brincou, abraçou o Vitor, de seis anos", afirma Mendonça.

Em geral, segundo fotógrafo, os artistas ficam felizes ao tomar conhecimento da iniciativa e se mostram muito dispostos. Porém, costumam conciliar o período em que já estão na Bahia por conta de outros compromissos para agendar a sessão de fotografias. Normalmente, as fotos são feitas em hotéis, camarins e restaurantes, nos intervalos dos artistas. "É um trabalho que faço com muita antecedência para conseguir uma folga nas agendas deles. O caso de Jesus foi muita sorte e boa vontade dele", diz o fotógrafo.

Ninguém recebe cachê. Para o calendário de 2010, nenhum artista visitou a instituição. Em 2009, foram vendidos quatro mil exemplares e outros mil foram doados.

A jornalista Glória Maria foi a pessoa que mais se emocionou com o trabalho. A sessão de fotos ocorreu em um café no bairro de Ondina. "Passei seis meses procurando Glória Maria, ninguém sabia onde ela estava morando. Mas rolou um telefone sem fio e ela ficou sabendo que eu estava atrás dela. Foi demais."

A IBCM mantém um centro diurno com 70 crianças que convivem com o vírus e abriga 15 famílias com AIDS, que antes viviam nas ruas de Salvador. Também ajuda outras 250 famílias.

Semanalmente a IBCM aborda 80 crianças em situação de rua, 250 famílias e 150 profissionais do sexo, sempre em vista da redução da vulnerabilidade às DSTs e a AIDS.

Todo este trabalho é mantido exclusivamente com doações e com a atuação de mais de 30 pessoas voluntárias.

O calendário custa R$ 10,00 e pode ser adquirido pelo telefone (71) 3276-0026, e é enviado pelo correio.


●●● ●●● ●●● 2010


Com o objetivo de angariar fundos para a Instituição Beneficente Conceição Macedo, que abriga crianças portadoras do vírus HIV, o artista gráfico e fotógrafo, Marcelo Mendonça, em parceria com o coordenador da instituição, Alfredo Dorea, idealizou o projeto Calendário Abrace a Vida, que traz fotos de personalidades abraçando crianças soropositivas. 

Esta é a terceira edição do projeto.

O lançamento do calendário será no dia 1/12/2009, no Espaço Cultural da Câmara de Vereadores, às 9h. 
 


Marcelo Mendonça exibe o resultado final do projeto "Abraçando a Vida".


CAETANO VELOSO


EDSON CORDEIRO
 O cantor Edson Cordeiro, que está morando na Alemanha, ganha um beijo de uma garota soropositiva, ao posar para foto de calendário que terá a renda da venda revertida para a Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), de Salvador. Marcelo conta que ficou dois anos tentando fazer a foto com o músico, mas que as datas nunca "casavam". A IBCM cuida de 70 crianças que convivem com o vírus e abriga 15 famílias com AIDS, que antes viviam nas ruas



GILBERTO GIL


O cantor e compositor baiano Gilberto Gil é fotografado com uma das 70 crianças que convivem com o vírus HIV e que são cuidadas pela Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), de Salvador. As fotos fazem parte de um calendário de 2010 que terá a renda de sua venda revertida para a instituição.

GLORIA MARIA
De acordo com Marcelo Mendonça, idealizador do projeto "Abraçando a Vida", a jornalista Glória Maria foi a pessoa que mais se emocionou com o trabalho

JESUS LUZ

Uma das grandes surpresas deste ano foi a presença do modelo e atual namorado de Madonna, Jesus Luz, contou o idealizador do projeto, Marcelo Mendonça. "Quando a criança chegou [no hotel em que o modelo estava hospedado] até parecia que ele não tinha horário. Puxou papo, brincou, abraçou o Vitor, de seis anos"
 

LÁZARO RAMOS
O ator baiano Lázaro Ramos posou com um casal de crianças da Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), que atende 70 crianças portadoras do vírus HIV, em Salvador, Bahia.
LUANA PIOVANI

A atriz Luana Piovani já participou outras vezes do calendário. "Ela já é da turma", disse Mendonça.
 
MARGARETH MENEZES
 
MARIENE DE CASTRO

A cantora baiana Mariene de Castro posa junto de uma das 70 crianças tratadas pela Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), que semanalmente aborda 80 crianças em situação de rua, 250 famílias e 150 profissionais do sexo, sempre em vista da redução da vulnerabilidade às DSTs e a AIDS.



MERCEDES SOSA
 A cantora argentina Mercedes Sosa, que morreu em outubro deste ano, aos 74 anos, é abraçada por uma das crianças soropositivas que recebem os cuidados da IBCM, em Salvador. O registro, foi feito em um hotel em Salvador, em dezembro de 2008, está em calendário cuja renda da venda será revertida para ajudar no tratamento das crianças.

 
Marcelo Mendonça tira foto ao lado da cantora argentina Mercedes Sosa, que morreu em outubro deste ano, aos 74 anos.

 
VANESSA DA MATA


Foi no camarim do teatro Castro Alves, em Salvador, que Vanessa da Mata tirou a foto com a garota portadora de HIV, em outubro de 2009.


Quarta-feira, Maio 25, 2011
Expo Abrace a Vida no Salvador Shopping em benefício da IBCM

As fotos tiradas por artistas e celebridades e que ilustram o calendário de apoio às crianças portadoras de HIV/Aids, em Salvador, estão em exposição no Salvador Shopping.
São fotografias de personalidades como, Caetano Veloso, Jorge Vercillo, Lenine, Margareth Menezes, Mariene de Castro, Luis Miranda e Neusa Borges, Dona Canô e a primeira dama do estado Fátima Mendonça, entre outros.
O calendário é produzido há cinco anos pela Instituição Beneficente Conceição Macedo, para divulgar o trabalho da IBCM e angariar fundos para a instituição. 








●●● ●●● ●●● 2011




Designer e fotógrafo Marcelo Mendonça, idealizador do calendário "Abrace a Vida 2011"




ALCIONE

CARLINHOS BROWN




DONA CANÔ


IVETE SANGALO

JESUS LUZ



LENINE


LUIZ MELODIA
 
MARIA GADÚ

NEUSA BORGES


VANESSA DA MATA



●●● ●●● ●●● 2012


Marcelo Mendonça, idealizador do calendário "Abrace a Vida 2012"



DONA CANÔ

JAU


LUZIA MORAES E JOTA VELOSO

LULA

MARIENE DE CASTRO


MART'NÁLIA
MV Bill



RENILDO



●●● ●●● ●●● 2013




Nesse ano o calendário traz como homenageado o escritor Jorge Amado. Intitulado “Calendário Abrace a Vida – Amado e Todas as crianças”, é composto de fotos de personalidades que fizeram parte da história de Jorge Amado, como Caetano Veloso, Sonia Braga, Gilberto Gil, Gerônimo e outros que homenageiam Jorge Amado de alguma maneira, como Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Jau, Lenine, Mariene de Castro, Lázaro Ramos, Luis Miranda e Carlinhos Brown. O mesmo calendário traz ilustrações de Marcelo Mendonça, pinturas exposta em sua turnê na Europa em 2012.





























Fonte: Facebook

No hay comentarios:

Publicar un comentario