sábado, 24 de septiembre de 2016

2009 - ANTÓNIO ZAMBUJO - Outro Sentido



18/6/2009
 
Fadista português António Zambujo lança álbum no Rio

Rio de Janeiro, 18 jun (Lusa) - O fadista português António Zambujo lança, nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, o álbum "Outro Sentido" (MPB/Universal), considerado como um melhores de 2008 no segmento World Music pela revista britânica Songlines.



Zambujo, de 34 anos, fará um show de lançamento do seu terceiro CD no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico.

O CD, publicado em 2007 em Portugal, será lançado no Brasil com três faixas extras trazendo duetos com Ivan Lins ("Bilhete", de Lins e Vitor Martins), Roberta Sá (em "Fado partido", de Pedro Luís com Ricardo Cruz, baixista de Zambujo) e Zé Renato (em "Se tu soubesses", de Cristóvão Alencar e Georges Moran).

No disco original estão fados clássicos e recentes, além de duas antigas canções brasileiras "Quando tu passas por mim", de Vinicius de Moraes e Antônio Maria, e "Lábios que beijei", de J. Cascata e L. Azevedo.

Para a apresentação desta noite, Zambujo vai contar com a participação de Roberta Sá e dos violonistas Yamandú Costa, Marcello Gonçalves e Ronaldo do Bandolim.

Referências

Numa entrevista concedida ao jornal O Globo, Zambujo afirmou que algumas de suas referências musicais no Brasil são João Gilberto, Caetano Veloso e Chico Buarque.

O próprio Caetano Veloso, no blog "Obra em progresso", já o tinha citado como um "jovem cantor de fado que faz pensar em João Gilberto e em tudo que veio à música brasileira".

"Ouvir o CD do António Zambujo me prendeu à necessidade de ouvir de novo, de novo e de novo. É a língua portuguesa. É a história do fado. É o fato de eu ter sempre só gostado de cantoras de fado, nunca verdadeiramente de cantores", ressalta Caetano Veloso.

"Não é que o Zambujo me pegou de jeito? Há nele dois elementos que - para além do prazer imediato de ouvir-se uma voz naturalmente musical e relaxada - compõem para mim um grande passo: que seja um homem a cantar fado tão lindamente - e que o diálogo com a música brasileira se apresente tão orgânico".

Para o cantor brasileiro, "o que se ouve em Zambujo é algo já que vai mais fundo". É de arrepiar e fazer chorar. Sentimos a força da cultura de língua portuguesa", escreveu Caetano.

Carreira

Nascido em Beja, em 1975, cresceu ouvindo os cantares alentejanos. Aos oito anos, iniciou seus estudos de clarinete no Conservatório Regional do Baixo-Alentejo e desde muito jovem se apaixonou pelo fado.

Em Lisboa, foi contratado pelo Clube do Fado, no bairro de Alfama. Pouco depois, passou nos testes para o musical "Amália", dirigido por Filipe La Féria.

Em 2002, lançou o primeiro trabalho discográfico, "O mesmo fado". Em 2004, lançou o segundo disco, "Por meu cante".

Zambujo ganhou o prêmio Amália Rodrigues em 2006,atribuído pela Fundação Amália Rodrigues, na categoria de "Melhor Intérprete Masculino de Fado".


Yamandu Costa, Pedro Luis e Roberta Sá - Rio de Janeiro - 2009


Show do cantor português António Zambujo, 
no Teatro Tom Jobim, no Jardim Botânico


19/6/2009 
 


Caetano Veloso curtiu ao lado de Paula Burlamaqui e  Ildi Silva o show de Antônio Zambujo, na noite desta quinta-feira (18). O cantor português se apresentou no teatro Tom Jobim, no Rio de Janeiro.









19/6/2009
Caetano Veloso e Paula Burlamaqui jantam juntos
Depois de assistirem a show, os dois esticam a noite em restaurante




 

 









No hay comentarios:

Publicar un comentario