jueves, 25 de agosto de 2016

2013 - NA TRILHA DA CANÇÃO



GNT

Apresentação: Sarah Oliveira
Direção: Vera Egito
Produção: Esmir Filho e Fernanda Thompson

“Na trilha da Canção” é um documentário em duas partes que retrata várias gerações de artistas brasileiros mostrando suas influências musicais e conexões ideológicas, pessoais e afetivas. Com Gal Gosta, Caetano Veloso, Rita Lee, Ney Matogrosso, Erasmo Carlos, Céu, Criolo, Marina Lima, Arnaldo Antunes e muitos mais.

Estreia: 4/9/2013 e 11/9/2013, às 23:30


27/8/2013
Exibição de documentário termina em festa

Pré-estreia do documentário Na Trilha da Canção, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, na noite de segunda-feira (26).

Na Trilha da Canção é um projeto da apresentadora Sarah Oliveira, dirigido pela Vera Egito e produzido pelo Esmir Filho e Fernanda Thompson para o canal GNT.

O documentário, que retrata várias gerações de artistas brasileiros mostrando suas influências musicais e conexões ideológicas, pessoais e afetivas, será exibido em setembro no GNT.

Depois da sessão para amigos no MIS, o grupo foi comemorar com uma festinha no Chez Mis.


Créditos das fotos: Paulo Freitas


Nando Reis e Arnaldo Antunes


Tom Zé

 
Marina Lima



30 de agosto de 2013
Sarah Oliveira e grandes nomes da música brasileira em ‘Na Trilha da Canção’, no GNT
Por Redação


Sarah Oliveira e Caetano Veloso



Arnaldo Antunes, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Tom Zé, Rita Lee, Nando Reis, Tulipa Ruiz, Criolo, Ana Cañas, Ney Matogrosso e outras figuras marcantes da música brasileira reunidas em um só documentário comandado por Sarah Oliveira. Este é o “Na Trilha da Canção”, que será exibido pelo GNT em duas partes: nos dias 04 e 11 de setembro, às 23h30. Nele, Sarah conversa com artistas para saber quais canções marcaram suas vidas e o que eles têm a dizer sobre seus colegas de palco. A apresentadora percorre o caminho de suas músicas e revela histórias pessoais e contextos sociais que motivaram suas composições. Em cada papo, surgem depoimentos sobre outros músicos e também sobre bastidores de importantes eventos e movimentos culturais brasileiros.




 
Sarah Oliveira e Tom Zé
No primeiro episódio, Sarah conversa com Arnaldo Antunes, que conta como a música “Vapor Barato”, do álbum de Gal Costa “Fatal”, marcou a sua adolescência. Já Gal fala sobre o seu momento como porta-voz do movimento tropicalista, quando Caetano Veloso e Gilberto Gil estavam no exílio. Caetano fala de “Alegria, Alegria”, música que, na opinião de Tom Zé, foi uma revolução na música brasileira. Outro momento marcante da história musical do país abordado no episódio é de Gilberto Gil acompanhado dos Mutantes no Festival da Canção de 1967. O baiano e Rita Lee comentam como a música marcou a vida deles. A produção ainda conta com uma conversa com Ney Matogrosso, que fala sobre o impacto de “Rosa de Hiroshima” em sua carreira. E o público acompanha ainda um encontro dele com o cantor Criolo. Além desses, o episódio caminha por sucessos dos Titãs e de Otto.

A segunda parte do documentário revela histórias surpreendentes de entrega, inspiração e acaso que existem por trás de músicas icônicas da cultura brasileira. O episódio começa com um diálogo entre Djavan e Caetano Veloso sobre o neologismo “caetanear”, verbo criado por Djavan, na música “Sina”. Em seguida, os corações dilacerados e as estradas presentes nas canções de Erasmo Carlos viram assunto, com comentários da cantora Céu e do cantor Otto. Além disso, Sarah Oliveira reúne depoimentos e conexões entre as músicas de Marina Lima, Lobão e Lulu Santos. E ainda, Gaby Amarantos, a musa do tecnobrega, comenta sua relação e admiração pelo rock de Nando Reis e Cássia Eller.

Em cada capítulo, histórias curiosas são contadas, agregando cada vez mais valor emocional ao “Na Trilha da Canção”. No final, o documentário revela um grande mosaico de sensações que as músicas despertam em cada um e o elo que une todas as histórias. “Na Trilha da Canção” estreia dia 04 de setembro, às 23h30, no GNT.








 
2013
Revista Rolling Stone Brasil 
Edição 83 - Agosto


Na Trilha da Canção documenta conexões artísticas entre nomes da MPB
por Murilo Basso

Com Na Trilha da Canção, a apresentadora Sarah Oliveira busca retratar as histórias das músicas que marcaram a vida dela. O projeto surgiu a partir do excesso de material produzido para o programa Viva Voz, do canal pago GNT. “Tínhamos muita coisa bacana sobre o Gilberto Gil que não coube no formato televisivo”, explica. “Ficamos pensando em fazer algo. Sentamos com o Esmir Filho – meu irmão e produtor do Viva Voz – e decidimos fazer um documentário.”

A intenção é entregar um programa de TV com linguagem cinematográfica. Nele, Sarah incorpora uma personagem que, ao acordar com 12 canções na mente, decide investigar as origens delas. “Não foram escolhas aleatórias, algumas foram surgindo nas entrevistas para o Viva Voz. Então retornei aos artistas e descobri que por trás dessas músicas icônicas da MPB existem histórias apaixonantes de entrega, inspiração”, ela conta. Para o documentário foram entrevistados nomes como Gal Costa, Rita Lee, Ney Matogrosso, Lobão, Arnaldo Antunes e Caetano Veloso – além de integrantes da nova MPB, como Tulipa Ruiz, Criolo e Karina Buhr.

Outro objetivo de Sarah é mostrar como esses artistas estão ligados entre se – não só no âmbito musical, mas principalmente no campo emocional – e assim promover um diálogo por meio dessas conexões. “Retratamos essa ligação através das histórias e encontros entre eles. Os cruzamentos entre esses artistas surgem naturalmente através do que eles estão contando.” O projeto já se encontra em fase final: serão dois filmes de 60 minutos, com estreia prevista para a primeira semana de setembro. “Pretendemos fazer uma pré-estreia no cinema para exibir na telona”, revela.

 








Na TV por Jonathan Pereira – iG


Repleto de entrevistas com astros da música brasileira, ‘Na Trilha da Canção’ chama atenção pelo valor histórico



 
Caetano Veloso e Sarah Oliveira: “Alegria, Alegria” foi considerada um fracasso
Depois de uma pausa no ótimo “Viva Voz”, Sarah Oliveira volta às telas do GNT com “Na Trilha da Canção”, documentário dividido em duas partes, que estreia na próxima segunda-feira (4), às 23h30. A ideia é boa: mostrar como clássicos da música nacional unem artistas sob um amplo guarda chuva de influências e deliciosas histórias de bastidores. Uma delas, por exemplo, quem conta é Tom Zé. Na época dos grandes festivais, nos anos 60, todos esperavam atentamente pela canção que Caetano Veloso levaria ao palco. Tratava-se de “Alegria, Alegria”. Tão logo se viu o resultado, Paulo Machado de Carvalho, todo-poderoso da época e várias personalidades lamentaram. Foram unânimes ao considerar a música um fracasso. A única voz dissonante era a de uma charmosa loira: Hebe Camargo, que, obviamente, estava certa ao considerar a obra um hit.
O elenco é de dar inveja a qualquer programa de TV: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Ney Matogrosso, Erasmo Carlos, Marina Lima, Wanderléa, Lobão, Lulu Santos, Tom Zé, Djavan, Rita Lee, Nando Reis, Arnaldo Antunes, Ronnie Von, Criolo, Otto, Céu, Tulipa Ruiz, Gaby Amarantos, Ana Cañas. Gerações misturadas para celebrar o que melhor se produziu musicalmente entre as décadas de 60 e começo de 90. Parte dos depoimentos foi colhida durante a época do “Viva Voz”, mas a grande maioria foi feita especialmente para o documentário. São curiosidades mil. Por exemplo: quem deu nome aos Mutantes foi Ronnie Von; Lobão se declarou apaixonado por Marina Lima; ja Tom Zé vê uma irreverente ligação entre a música de Rita Lee e a “pedagogia sexual”.
Mais do que uma série de anedotas, no entanto, “Na Trilha da Canção” se destaca pelo valor histórico. Acostumada a grandes entrevistas, com jeito tranquilo – que oscila entre apresentadora e fã, por vezes – Sarah Oliveira consegue deixar os artistas à vontade o suficiente para abrir lembranças como se contassem a um amigo. Quem assiste se sente íntimo dos ídolos. De condução rápida e narrativa enxuta, poderia tranquilamente virar uma série regular. Tem fôlego. Há muita boa música para ser explorada ainda. Ponto para Sarah. E para o GNT.
 



4/9/2013
O GLOBO
TV
Sarah Oliveira estreia nesta quarta o documentário ‘Na trilha da canção’

Projeto foi ideia da apresentadora, a partir de material não aproveitado no programa ‘Viva voz’

por Natália Boere

 
Conexões. Sarah com Otto, que também participa de “Na trilha da canção”  Divulgação
RIO — Apresentadora do “Viva voz”, do GNT, que mostra histórias de personalidades a partir da impressão que anônimos têm delas, Sarah Oliveira não imaginava que o programa a conduziria para uma empreitada muito maior: o documentário inédito “Na trilha da canção”, cuja primeira parte será exibida nesta quarta.

— Quando eu gravei com Gilberto Gil para o “Viva voz”, sobrou um material lindo, inclusive dele falando sobre Rita Lee, o impacto da primeira vez que ele a viu e sobre quando tocou com ela e os Mutantes. Pensei em guardar para uma outra oportunidade e tinha certeza de que, por mais difícil que fosse, eu ia um dia gravar com a Rita — conta Sarah.

A apresentadora cita outros casos parecidos que a levaram a apresentar o projeto de um documentário a sua diretora e seus produtores, logo aprovado pelo canal:

— Desde o ano passado estamos recolhendo depoimentos. Fui atrás das histórias por trás de algumas canções e também de ligações emocionais e de amizade entre os artistas.

Sarah acabou conversando com 25 grandes nomes — entre eles, Rita Lee. No primeiro episódio, a apresentadora bate papo com Arnaldo Antunes, que conta como a música “Vapor barato”, do álbum “Fatal”, de Gal Costa, marcou a sua adolescência. E Gal fala sobre sua fase como porta-voz do tropicalismo, quando Caetano e Gil estavam no exílio. A segunda parte do projeto irá ao ar no dia 11.



Foto: David Barkan

Foto: David Barkan


Foto: David Barkan

Foto: David Barkan

Foto: David Barkan

Foto: David Barkan


Foto: David Barkan

 





Otto



No hay comentarios:

Publicar un comentario