domingo, 22 de noviembre de 2015

2005 - Novela AMÉRICA





A Gafieira Estudantina Musical foi cenário de novelas da TV Globo e ficou nacionalmente conhecida. Talvez por isto, algumas pessoas que não conheçam o local de dança, imaginem que se trata de um local imaginário e fictício, produto de criação da novelista e escritora Glória Perez.


Falando em América, Caetano Veloso fez uma participação na última semana da novela. O cantor baiano foi até a Gafieira Estudantina, onde foram rodadas as cenas da reconciliação de Islene (Paula Burlamaqui) e Feitosa (Aílton Graça). Islene e Feitosa vão se casar com padre e tudo no salão da gafieira. Os noivos vão dançar ao som de Caetano.



OFUXICO
02/11/2005 - Carlos Ramos

Nesta quarta-feira, dia 2, às 11h, os atores que participam do casamento de Islene e Feitosa, previsto para ir ao ar na próxima sexta-feira, dia 4, em América, começaram a chegar na Gafieira Estudantina, no centro do Rio de Janeiro, onde será gravada a cena do matrimônio, como é o caso de Seu Gomes (Walter Breda) e da própria noiva.
Por volta das 13h40, o diretor Marcos Schechtman deu início à gravação, avisando que a autora Glória Perez estaria no local a tempo de assistir ao show de Caetano Veloso, que vai embalar os passos dos recém-casados.



Glória Perez


 
Paula Burlamaqui


OFUXICO

03/11/2005 - Carlos Ramos

Caetano Veloso agita casamento de Islene e Feitosa, em América




                                                        Foto: Felipe Panfili

O cantor e compositor Caetano Veloso não pensou duas vezes em aceitar o convite para cantar no último capítulo de América, que será exibido na sexta-feira, dia 4, durante a festa de casamento de Islene (Paula Burlamaqui) e Feitosa (Ailton Graça). Fã declarado da trama – a ponto de marcar algum programa somente para depois da novela –, ele tinha ainda dois outros grandes motivos para soltar a voz, na noite da última quarta-feira, dia 2, no palco da Estudantina Musical, centro do Rio, onde ocorreu a gravação comandada pelo diretor Marcos Schechtman. Na platéia, uma fã especial: a autora Glória Perez.

Caetano revelou as razões de aceitar, de pronto, o convite pagar gravar América:

“Só de saber que era no casamento da Paulinha (Burlamaqui) aceitei com o maior prazer. E cantar com a Mart’nália, que é a nossa Vila Isabel (referindo-se ao bairro boêmio e musical da zona norte carioca), não dava para titubear. Aceitei o convite na hora. É uma honra participar de uma trama dessa mulher fantástica, que é a Glória”.

Caetano e Mart’nália cantaram Pé do meu samba, a mesma música que fazem dueto no CD América Sambas. A filha de Martinho da Vila falou sobre a importância dessa canção em sua carreira.

“O Caetano fez Pé do meu samba para mim. Ele participa do meu DVD e do meu CD. E ser definida por ele como o nome do meu bairro e da minha escola de samba já seria o máximo. Mas ele ainda me chama de a casa da mãe Joana e a escadaria da Igreja da Penha. Firmô geral”, disse Mart’nália.

Todo vestido de branco, Caetano chegou à Estudantina acompanhado de sua ex-mulher, Paula Lavigne, que trajava um terninho na cor preta. Por causa do mau tempo que fazia no Rio, os dois não levaram o filho caçula, Tom, que queria ir ao local para conhecer o sambista-mirim e deficiente visual Gabrielzinho do Irajá, que América revelou para o país inteiro.

Paula Lavigne se sentiu em casa. Ela reencontrou vários dançarinos de salão, dos quais ficou amiga desde quando interpretou Soninha Contratempo, em Explode Coração (1995), da mesma autora de América.

“Está ali a minha professora de dança de salão, a Sandra Regina. Com ela e essa rapaziada aprendi a ser um pé-de-valsa, como se classifica na gafieira um bom dançarino. Hoje venho pouco à Estudantina, por causa do trabalho que faço. Acho uma pena não poder ser freqüentadora como já fui. Adoro esses locais do centro da cidade, onde a cultura popular continua firme e forte e com característica tipicamente carioca”.

A atriz Paula Burlamaqui, ainda trajada de noiva, não escondia a satisfação pelos presentes que Islene ganhará no último capítulo.

“Ter seu amor coroado ao se unir oficialmente com o Feitosa aqui nesse local, onde os dois se amavam e brigavam, e poder dançar ao som de Caetano e Mart’nália era tudo o que Islene merecia. Eu, Paula, só posso agradecer a autora e a esses meus dois amigões por me darem esse presente”, disse a atriz.

Já de roupa trocada, Paula Burlamaqui foi muito assediada por fãs que se acotovelaram na praça Tiradentes, onde fica a gafieira, principalmente as crianças, mesmo debaixo de chuva.

No final, aceitou a sugestão de Paula Lavigne, de ela e Caetano irem para a casa dela, e depois do capítulo de América, saírem para jantar.
 

No hay comentarios:

Publicar un comentario