jueves, 16 de julio de 2015

2015 - NAUFRÁGIO









12/4/2015, Caetano e Carminho no estúdio Maravilha 8, no Rio de Janeiro (RJ)



Título do poema original: “Canção”
Cecília Meireles
(Cecília Benevides de Carvalho Meireles, Rio de Janeiro, 7/11/1901 - Rio de Janeiro, 9/11/1964)
Música: Alain Oulman (15/6/1928 - 29/3/1990 )


Alain Oulman e Amália Rodrigues

Gravada por Amália Rodrigues  (1970,  Álbum "Com que voz)



Pus o meu sonho num navio
e o navio em cima do mar;
- depois, abri o mar com as mãos,
com as mão para o meu sonho  naufragar

Minhas mãos ainda estão molhadas
do azul, do azul das ondas entreabertas,
e a cor que escorre dos meus dedos
colore as areias desertas

O vento vem vindo de longe ,
a noite se curva de frio;
debaixo  da água vai morrendo
meu sonho, dentro de um navio…

Chorarei quanto for preciso,
para fazer com que o mar cresça
e o meu navio chegue ao fundo
e o meu sonho desapareça

Depois, tudo estará perfeito;
praia lisa, águas ordenadas,
meus olhos secos como pedras
e as minhas duas mãos quebradas






 


2015 - CARMINHO & CAETANO VELOSO
 / 3:24
Álbum “Amália - As Vozes do Fado”
[Varios intérpretes]
Universal Music France CD, Track 12.







Rosto de Amália em calçada portuguesa da autoria de Vhils (Rua de São Tomé, Lisboa)


A capa do disco é uma fotografia da obra que Vhils fez recentemente em calçada portuguesa © Hugo Amaral/Observador





Alma Lusa 
Sexta-feira, 17 de julho de 2015

Novo álbum: "Amalia: As Vozes do Fado"



"Amália: As Vozes do Fado" é o disco que reúne Ana Moura, António Zambujo, Carminho, Camané, Gisela João, Ricardo Ribeiro e Celeste Rodrigues numa homenagem ímpar a Amália Rodrigues. O disco inclui ainda participações excepcionais de Bonga (Angola), Caetano Veloso (Brasil), Mayra Andrade (Cabo Verde) e Javier Limón (Espanha).


Caetano Veloso canta com Carminho "Naufrágio", Bonga e Ana Moura aparecem num dueto inesperado em "Valentim", Mayra Andrade e António Zambujo cantam juntos "Lisboa Não Sejas Francesa" e Javier Limón acentua as referências do flamenco no fado "Maria La Portuguesa", cantado por Ricardo Ribeiro. Há ainda o dueto de Gisela João e Camané em "Meu Amor, Meu Amor".


"Amália: As Vozes do Fado" partiu de um projecto proposto pela Universal Music França ao luso-francês Ruben Alves, autor do filme "A Gaiola Dourada". A produção deste disco serviu como base de partida para um documentário televisivo sobre o Fado, assinado por Ruben Alves e Christophe Fonseca, com estreia prevista na TVI no final de 2015.


Vhils (Alexandre Farto) é o responsável pela fachada e capa do disco, uma obra inédita do artista em calçada portuguesa, que pode ser vista na Rua de São Tomé, em Lisboa.






No hay comentarios:

Publicar un comentario