miércoles, 10 de junio de 2015

2016 - Dois Amigos, Um Século de Música - Ano II



2/4/2016 - Farol da Barra / Salvador


02/04/2016
Gil e Caetano celebram um 'século de música' nos 467 anos de Salvador
Festa reuniu 150 pessoas no Farol da Barra, na noite deste sábado (2).
Apresentação dos músicos foi marcada por intensa participação do público.

Henrique Mendes Do G1 BA

Gilberto Gil e Caetano Veloso se abraçam durante apresentação no Farol da Barra, em Salvador (Foto: Henrique Mendes/G1)

Um show para apreciação do público e contemplação mútua. Os amigos com "um século de música" cantaram um para um para o outro, olhos nos olhos, de violão para violão. Foi em frente ao Farol da Barra, ponto turístico de Salvador, que os filhos da terra Gilberto Gil e Caetano Veloso fizeram duas festas em uma só noite. Neste sábado (2), em um show gratuito com duas horas de duração, celebraram os 50 anos de ambas as carreiras e os 467 anos da capital baiana, oficialmente festejados no dia 29 de março.
O show integra a turnê "Dois Amigos, Um Século de Música", que já foi apresentado em diversos estados brasileiros e países da Europa e da América Latina. "Agora chegamos a Salvador", disse Caetano Veloso sobre a felicidade de cantar na Bahia.
No final da apresentação, um pequeno incidente assustou o público. Gil acabou caindo ao tentar sentar na cadeira no retorno de uma das duas saídas de palco. Levantou forte como um "Leãozinho", música que marcou retorno aos olhos dos fãs.


Caetano samba durante apresentação ao lado de
Gilberto Gil para celebrar os 467 anos de Salvador
(Foto: Henrique Mendes/G1)
O show foi iniciado sob aplausos de 150 mil pessoas, segundo estimativa da Empresa Salvador Turismo (Saltur). Abrindo alas, a canção "Back in Bahia", composta por Gil em período pós-exílio, em 1972. A música foi seguida de "Coração Vagabundo", gravada em 1967, que está no primeiro disco de Caetano Veloso.
A apresentação foi marcada por forte participação política do público. Após a canção "Odeio", grande parte dos presentes entoou em coro: "Não vai ter golpe", uma manifestação contra impeachment da presidente Dilma Rousseff. Em resposta de apoio, Caetano Veloso concordou: "Não vai ter".

Como sombra, em tecido multicolorido exposto ao fundo do palco, a bandeira do Brasil se manteve durante todo o espetáculo. Caetano Veloso em uma versão desinibida cantou com o corpo. Gil, em concentração e pouca conversa, cantou com alma. No palco, os cabelos brancos destacados pela luz do cenário revelavam a poesia de 100 anos somados de música.

"Tropicália", "Eu Vim da Bahia" e "Drão"  fizeram sucesso com o público, que produziram um show à parte com coros que tomaram conta de um dos cenários mais famosos da capital baiana.

Durante exibição da música "Expresso 2222", o cartão postal foi tomado por chuva. Os fãs não arredaram pé. O show explodiu na canção "Andar com Fé", quando Caetano Veloso levantou da cadeira e arriscou um passos de samba ao toque de violão de Gil. Arrancaram aplausos e gritos de "Eu te amo".

Após "Filhos de Gandhy", os artistas deram uma breve saída do palco. Convocados pelo público, retornaram com "Desde que o samba é samba". A festa continuou e o coro da "Luz de Tieta" irradiou. Pela segunda vez, a dupla deixou o cenário e voltou aos olhos do público ao som de "O Leãozinho".  A festa acabou com a canção "Three Little Birds", clássico de Bob Marley. Fogos de artifício coroaram a noite que reuniu dois amigos que juntos têm 100 anos de música.




Foto: Gilmar Castro

Foto: Gilmar Castro
 
Foto: Gilmar Castro

Foto: Gilmar Castro

 A TARDE
Dom, 03/04/2016

Caetano e Gil fazem show histórico
Daniel Oliveira


Foto: Edilson Lima

Um século é a soma dos cinquenta anos de música de Gilberto Gil e Caetano Veloso, que desde o início na Bahia na década de 1960 até hoje constroem trajetórias marcadas por constante diálogo, amizade e contribuições imensas para a música brasileira.
Celebrando esse momento, os músicos estão realizando turnê conjunta no Brasil e no exterior com o espetáculo "Dois Amigos, Um Século de Música" - registrado em CD e DVD em 2015.
O show chegou a Salvador na noite deste sabado, 3, e levou uma multidão ao Farol da Barra. Era o ponto alto do Festival da Cidade, que ocorreu entre quinta e domingo, com atrações de linguagens artísticas variadas.
Com atraso de 19 minutos, Gil e Caetano subiram ao palco para mostrar 30 músicas do vasto cancioneiro produzido pela dupla em uma apresentação de quase duas horas, na mesma ordem do CD e DVD.

Roteiro
O repertório abarcou de canções da Tropicália a obras mais recentes, como "Odeio" e "Não Tenho Medo da Morte", e ainda sucessos radiofônicos, a exemplo de "Luz de Tieta" e "Toda Menina Baiana", cantados em uníssono pelo público. A primeira apresentada foi Back In Bahia, um rock de Gil sobre o período em que estava exilado com Caetano em Londres, e que fala da saudade da terra de origem.
O sentido da canção ganhou ainda mais força na noite em Salvador. Aliás, a ocasião e o lugar não poderiam ser mais adequados: a semana do aniversário da capital baiana comemorada por um público enorme no Farol da Barra.
Na sequência, tocaram "Coração Vagabundo", de Caetano, com Gil cantando a primeira parte. A música, com harmonia fortemente influenciada pela bossa-nova, demonstra a importância do estilo criado por João Gilberto e Tom Jobim na vida dos baianos.
Logo depois, a canção "Tropicália", homônima ao movimento cultural criado pela dupla, foi cantada com o acompanhamento do primeiro grande coro do público, que estava ainda tímido nas duas primeiras. A interação também ocorreu após "Marginália 2",  quando Caetano saudou a plateia e parabenizou a cidade pelos seus 467 anos.
Antes de anunciar a mais recente composição apresentada no espetáculo, o samba "As Camélias do Quilombo do Leblon", Caetano voltou a falar com a plateia. "Essas que a gente acabou de cantar são algumas das mais velhas, agora vamos tocar a mais nova desse show que finalmente chega a Salvador e que compomos aqui".

Manifestação política
A canção, apesar de nova e ainda pouco conhecida, foi bastante aplaudida pelo público, que chegou a cantar junto com a dupla no final. Outra de uma fase mais recente, "Odeio", de Caetano, foi o mote para o protesto contra o Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. Quando o cantor e compositor entoava "Odeio você", a plateia respondia: "Eduardo Cunha".
O clima politizado permaneceu ao fim da música, quando muitas pessoas puxaram o grito "Não vai ter golpe", manifestação que já havia sido ensaiado desde o início da apresentação.
Nesse momento, Caetano complementou o bordão contrário ao impeachment da presidente Dilma Rousseff: "nunca". Mas logo depois o foco das atenções voltou a ser a musicalidade de Caetano e Gil.
Eles se revezaram nas interpretações de "Super Homem", "Expresso 2222", "Avisa Lá" e "Andar com Fé". Quando um cantava a primeira parte, o outro aparecia na segunda. Os violões também ora escreviam o mesmo enredo, ora se complementavam, sobretudo por iniciativa de Gil, que, embora não tenha o mesmo o eflúvio de antes na voz, apresenta um violão cada vez mais elegante.

Final arrebatador
Na metade do espetáculo, uma garoa passageira chegou a cair na Barra, mas não havia nada que dispersasse o público, concentrado no que ocorria no palco. No final, uma sequência arrebatadora em dois bis: "Filhos de Ghandi", "Desde Que O Samba é Samba", "Domingo no Parque" e "A Luz de Tieta", "Leãozinho" e "Three Little Birds". Assim, Caetano e Gil se despediram e foram ovacionados pelo público.
Essa turnê, que junta no mesmo palco esses dois grandes artistas, já pode ser considerada um marco histórico também pelo percurso que faz por fases distintas da produção e experimentação musical do país a partir do cancioneiro da dupla. O roteiro vai de bossa-nova ao rock, passando por baião, ijexá, samba e outros estilos que compõem a incrível diversidade brasileira. Ou também um século de música dos amigos Gilberto GIl e Caetano Veloso.






● ● ● ●  ● ● ● ●


Tour 2016







● ● ● ●  ● ● ● ●





7/4/2016




Lima / Perú









10/4/2016 - Beck, Caetano Veloso e Devendra Banhart







Oakland, 12/4/2016








Caetano Veloso & Gilberto Gil
Faena Theater
April 17, 2016






'Two Friends' Veloso And Gil Bring Brazil's Tropicália Songs To Miami
By  Tim Padgett and Julia Duba - Apr 18, 2016




 
 Caetano Veloso (left) and Gilberto Gil in Miami Beach over the weekend.
Tim Padgett / WLRN.org


Two Brazilian musical icons performed in South Florida over the weekend. In their heyday they were as important to Latin American music as the Beatles were to rock and roll.
Caetano Veloso and Gilberto Gil are both 73 today. But they haven’t slowed down. They’ve just released a live, acoustic retrospective album of their songs called “Two Friends, One Century of Music.”
The two led a movement in the 1960s and 70s known as Tropicália. It fused Brazilian rhythms with influences like rock – and its impact on Latin American music is still strong half a century later. Gil, who’s also a former Brazilian culture minister, told WLRN they hope audiences in 2016 are recognizing the seeds of modern Latin music.
“Contemporary Brazilian artists have a strong appreciation for the roots,” Gil said. “I can hear its presence in their songs.”
On Saturday night the two men played at Miami’s Bayfront Park. As they performed last night at the Faena Theater in Miami Beach, back home in their native Brazil President Dilma Rousseff was being impeached by the country's Congress. It was a reminder of Brazil’s severe political and economic crises.
“What worries me most,” Veloso said, “is that all this could reverse Brazil’s progress in reducing its inequality, which was the worst in the world.”


Miami
New York, 20-21/4/2016






Europa











2/5/2016 - Barcelona



Íntimos y cercanos, Gil y Veloso vuelven a seducir al público de Barcelona
EFE Barcelona. 3 may 2016
Rosa Díaz

Íntimos y cercanos, Caetano Veloso y Gilberto Gil han vuelto a meterse al público de Barcelona en el bolsillo con sus temas de siempre interpretados sólo con guitarra acústica y voz, como ya hicieron hace un año en el Liceo, en la primera ronda europea de la gira "Dos amigos, un siglo del música".
Una gira que parece no tener fin, como la amistad de estos dos grandes cantautores brasileños, que comparten escenario con la naturalidad de quien ha quedado para charlar con un amigo y finalmente opta por sacar la guitarra y cantar.
Así, como si estuvieran en casa, se han instalado hoy en el Palau de la Música estos hombres que revolucionaron la música brasileña en los años setenta, y que ahora que son ellos los que tienen más de setenta años, mantienen intacta su capacidad de emocionar.
Y para ello no necesitan de mucha parafernalia, sólo dos sillas donde sentarse, una mesita para el vaso de vino de Caetano Veloso y el de agua de Gilberto Gil y dos guitarras.
Con este mismo formato, Veloso y Gil estuvieron en el Gran Teatro del Liceo hace un año, donde agotaron todas las localidades en 15 días y mucha gente se quedó sin verlos.
Los organizadores del Guitar Barcelona han vuelto a programarlos por aclamación popular y, una vez más, han vendido todas las entradas, a pesar de ser las más caras del festival y llegar hasta los 146 euros.
El Palacio de la Música, con su escenario modernista y sus coloridos mosaicos, se ha revelado como un marco ideal para la sencilla puesta en escena de esta gira, que empezó en junio de 2015 y que, después de recorrer Europa y América, ha vuelto a cruzar el charco.
Un público de todas las edades, entre el que había niños, adultos y ancianos, ha colapsado la entrada del Palau y no ha logrado estar bien instalado hasta ya empezado el concierto.
Un recital que ha arrancado con unas interpretaciones un tanto frías de "Back in Bahia", "Coraçao Vagabundo" y "Tropicália".
Pero enseguida, público y artistas han ido entrando en calor y se han sucedido los temas compuesto por Veloso y Gil, cantados a dúo en unas ocasiones o en solitario por alguno de los dos cantantes en otras.
Caetano Veloso se ha dirigido al público en un perfecto español para anunciar un tema nuevo, que no estaba en el repertorio del concierto de hace un año: "As camélias de quilombo do Leblon", una canción que han compuesto juntos durante esta gira.
Las canas de ambos han brillado bajo la luz blanca del escenario, casi tanto como las generosas sonrisas que se han dedicado entre ellos y a su público, y la magia ha ido adueñándose poco a poco de la noche, mientras llegaban "E de manha", "Sampa", "Terra" o "Expresso 2222", junto a otros temas en inglés, español o italiano, como "Tres palabras", "Nine out of ten" y "Come prima".
También ha sido muy aplaudida la versión de "É luxo só", del padre de la bossa nova Joao Gilberto, del que los dos son hijos musicales.
Caetano Veloso ha seducido con el brillo de su voz, que parece mejorar con los años, y Gilberto Gil con la profundidad y el sentimiento de la suya, en un concierto lleno de sutilezas.
Un impresionante silencio ha escuchado atento los ligeros golpecitos sobre la guitarra con los que Gilberto Gil ha acompañado su interpretación de "Nao tenho medo da morte" y un gran aplauso ha agradecido sus musicales e inspirados silbidos en "Esotérico".
A pesar de ser un recital de tono tranquilo y susurrante, la emoción se ha desbordado en más de una ocasión y el público se ha puesto en pie, como empujado por un resorte. Los propios intérpretes también se han levantado y han bailado con gracia antes de los bises.
Tras dos tandas de bises, un gran aplauso ha despedido a estos dos amigos que no se deciden a separarse entre ellos ni de su público, que tampoco tiene intención de abandonarlos.





















● ● ● ●  ● ● ● ●







27/8/2016
Queridos amigos e público,

O show de Caetano Veloso e Gilberto Gil - Dois Amigos, Um Século de Música, que seria realizado neste sábado, dia 27 de agosto, no Metropolitan, Rio de Janeiro, foi adiado devido a um problema de saúde de Gilberto Gil que já está tomando os devidos cuidados e em breve estará de volta aos palcos.
Fonte: Facebook





16/9/2016 - Fonte: Facebook

O Estado de S. Paulo

16 Setembro 2016

Gilberto Gil faz show comovente com Caetano Veloso em São Paulo
Apresentação é em meio ao tratamento de insuficiência renal do artista; segundo show será neste sábado
Julio Maria


                                                                    FOTO:  JF DIORIO /ESTADÃO

Caetano e Gil em São Paulo, nesta sexta-feira, 16 de setembro

Gil e Caetano aparecem já posicionados no palco quando as cortinas se abrem no Citibank Hall, na noite desta sexta-feira, 16, em São Paulo. Caetano de camisa bege e calça preta, Gil de branco, como gosta de se vestir às sextas. Cantam juntos Back in Bahia rápida, como se fosse uma vinheta. E depois Gil começa a cantar Coração Vagabundo. É o momento em que todos o analisam mais do que o curtem. A voz de Gil sai mais opaca, com menos volume, quase trêmula.
Quando Caetano canta Tropicália, vozes na plateia irrompem gritos isolados de Fora Temer. Gil, visivelmente mais magro, só toca olhando para o violão.
Gil então assume com Marginália 2. A plateia mostra apoio gritando seu nome enquanto ele faz a introdução. O telão o mostra pela primeira vez em close e percebe-se o rosto inchado e um esforço maior para cantar. Mas logo vem Caetano para ajudá-lo em É Luxo Só, de João Gilberto. O bloco segue com É de Manhã. Caetano abre e entrega para Gil, que a canta leve e sorrindo. O violão de Gil está mais duro, menos preciso.
O repertório segue ileso às alterações com a mais recente parceria dos dois, As Camélias do Quilombo do Leblon, composta às vésperas do primeiro show em São Paulo da turnê Dois Amigos, Um Século de Música, em agosto de 2015. Sampa chega fazendo surpresa e a plateia delira.
Caetano e Gil fazem mais um show em São Paulo neste sábado, às 22h30, no Citibank Hall. Havia poucos ingressos para sábado nas bilheterias.



17/9/2016

 





Heloisa Tolipan
31/10/2016
 
Encerramento de turnê comemorativa de Caetano e Gil tem disco de platina e famosos

Dupla finalizou o aclamado tour mundial com show estrelado no Rio de Janeiro

Não poderia ser diferente: o último show da turnê “Dois amigos, um século de música”, de Caetano Veloso e Gilberto Gil, foi uma noite daquelas. A apresentação derradeira aconteceu neste domingo (30), no Metropolitan, no Rio de Janeiro.

Por lá, Caê e Gil receberam nada menos do que o disco de platina pelas vendagens do DVD do registro do show. A dupla conseguiu vender mais de 50 mil discos da obra, número considerável para os dias atuais de crise na indústria fotográfica.

Na plateia, ouvindo o duo destilar sucessos de décadas, uma turma famosa. Carolina Dieckmann, Wagner Moura e mais estavam entre o público - que, por sinal, fez questão de dedicar a canção “Odeio você” a Marcelo Crivella, novo prefeito eleito da Cidade Maravilhosa…




Caetano com Wagner Moura || Crédito: Instagram


Disco de Platina, 30/10/2016





No hay comentarios:

Publicar un comentario