miércoles, 25 de marzo de 2015

1970 - LONDRES, LONDRES



1970





























1970
Revista InTerValo
Fevereiro








































































Royal Festival Hall


1970 - O PASQUIM














 
1970
Revista VEJA E LEIA
11/3/1970 – n° 79


Pág. 56-63

Música: 
Invadimos o Mundo?

CHICO BUARQUE / CAETANO VELOSO / EDU LOBO / GERALDO VANDRÉ 

As duas invasões da música brasileira 

As cidades brasileiras são invadidas por músicos de fora. Os músicos brasileiros invadem o exterior. Qual o saldo desta contra-invasão da nossa música popular?




1968


 





 




 . . . . .

"CAETANO E GIL - A dupla tropicalista provavelmente terá dificuldades ainda maiores (*). No começo da semana passada eles tiveram uma amostra de seus futuros problemas. Os dois baianos chegaram ao palco do Royal Festival Hall, em Londres, para fazer uma pequena ponta num show de Sérgio Mendes, vestidos com sandálias de couro, técnicas sem enfeites, calças e camisas brancas, correntes pendentes no pescoço.


Numa manobra promocional, anunciava-se no programa do show que eles tinham sido presos no Brasil (o que é verdade) e que eram exilados políticos (o que não é verdade, pois oficialmente não há inquéritos contra eles). As intenções da manobra eram claras: comover o público.


Mais importante que isso, entretanto, seria ganhar os aplausos pela qualidade das músicas apresentadas. Caetano, com um cavanhaque incipiente, uma lata de coca-cola na mão, apresentou-se pedindo desculpas pelo seu mau inglês e ressaltou que tanto suas composições como as de Gil valorizam muito o texto. Suas desculpas eram realmente necessárias.


Ele e Gil cantaram seis músicas novas e duas antigas: "Asa Branca", de Luiz Gonzaga, e "Volkswagen Blue", de Gil, aplaudidas apenas polidamente. O crítico de "The Guardian" gostou do "calipso sensual" de Caetano homenageando a cidade, "London, London", mas comentou que os dois ainda não se aclimataram perfeitamente ao gosto europeu. As críticas parecem estranhas: Gil e Caetano eram apresentados no Brasil como os pesquisadores do som universal. Na realidade, porém, o tropicalismo tem o som menos universal, porque não possui forma musical fixa. Pode ser um fado, "Os Argonautas"; uma rumba, "Soy Loco por Ti, América"; ou um sambão, "Aquele Abraço". Mesmo assim, a dupla está disposta a esperar com paciência. Gil terá um filho em Londres, sinal de que está criando raizes por lá."

 . . . . .


(*) Chico Buarque.



















No hay comentarios:

Publicar un comentario