sábado, 7 de febrero de 2015

1973 - PARCEIROS - Augusto de Campos



São Paulo (14/2/1931).

● DIAS DIAS DIAS (Caetano Veloso/Augusto de Campos)

● PULSAR (Caetano Veloso/Augusto de Campos)



Foto: Ivan Cardoso


1983
  

Augusto de Campos, Décio Pignatari e Haroldo de Campos

Caetano sombreado na cabeça de Augusto




18/11/2011
O poeta concretista Augusto de Campos, 80 anos, é homenageado pela Balada Literária, em São Paulo


dias dias dias


"Aqui vocês estão vendo a primeira versão, ou uma das primeiras versões de um dos poemas do 'Poetamenos', feita ainda a mão, com tintas. É o "dias dias dias". O que aconteceu foi muito interessante em relação a esse poema (...)



Em 1973, houve uma exposição de Poesia Concreta na Bahia, organizada pelo (poeta e antropólogo) Antonio Risério, então ainda muito jovem. E ele, para minha surpresa, pediu ao Caetano (Veloso) que compusesse alguma coisa sobre um desses poemas. E Caetano escolheu "dias dias dias", sobre o qual eu tinha pouco conversado com ele.



Apenas tinha, naturalmente, conversado, introduzido um pouco o Webern e dito pra ele que, nessa ocasião, eu ouvia Webern ao lado de Lupicínio Rodrigues. E ele fez uma coisa extraordinária. Ele mudou o andamento da canção do Lupicínio Rodrigues.



Ele tinha um pequeno estúdio, apenas com um teclado elétrico, quatro canais, e ele deformou essa melodia, de modo que ela só aparece no final. De certa maneira, usando espaços, ele aproximou Webern do Lupicínio Rodrigues. Ele webernizou a melodia do Lupicínio Rodrigues e interpretou lindamente esse poema que diziam que não podia ser lido".

(Augusto de Campos, "showversa", no Sesc Pinheiros, 16/11/1983)




No hay comentarios:

Publicar un comentario