domingo, 7 de diciembre de 2014

2002 - PRÊMIO MTV - 8° Video Music Brasil [VMB]



Apresentador (a): Fernanda Lima
Local: Credicard Hall
Destaque: Titãs
Homenageada: Cássia Eller








21/8/2002
Por Bia Rangel


 
Foto e colaboração: Fabiana Bártholo


Caetano e Jorge Mautner preparam show histórico para o VMB


21.08.02 - Acabou há pouco, no Credicard Hall, o ensaio do show de Caetano Veloso e Jorge Mautner para o VMB 2002. Este promete ser um momento histórico da música brasileira. Apesar das trajetórias cruzadas em tantas ocasiões, Caetano e Mautner nunca tinham feito um show juntos. Vão fazê-lo agora, pela primeira vez, no palco do VMB.

A apresentação das músicas "Urge Dracon" e "Todo Errado" no evento servirá também como uma prévia – embora não premeditada - do que pode ser o show do novo disco de Caetano e Mautner, que chega às lojas na semana que vem. "Pensamos em fazer shows só no Rio e em São Paulo", disse Caetano, no camarim, após a passagem de som. "No ensaio de hoje, achei que a gente foi melhorando. Se bem que eu estava tão feliz dançando que até errei a última entrada".

"Nossa amizade vem de muito anos, mas foi em outubro do ano passado que virei para o Mautner e sugeri: Por que não fazemos logo um disco? É que nossas conversas chegavam a pontos tão estratoféricos que concluímos que só mesmo gravando um disco para dizer tudo o que a gente queria", contou, animado, Caetano.

"Tive dois grandes presentes na minha vida: minha filha e esse disco com Caetano", comemorou Jorge Mautner, que estréia este ano no palco do VMB. No show, ele toca seu violino acompanhando de um órgão Hammond (uma "dupla bem judia", como definiu), além de bateria, baixo, violão e guitarra.

A dupla confirma o kaos musical (com "K" mesmo, como cunhou Jorge Mautner nos idos de 60) que permeia "Urge Dracon" e "Todo Errado". Segundo eles, trata-se de uma combinação multifacetada. "A primeira música é uma ironia a todos os totalitarismos e a segunda fala da obsessão e da compulsão pelo amor, como Tristão e Isolda ou Wagner", filosofa Mautner. "Nessa história, o caos com k é, sobretudo, a paixão humana. Já o ´Todo Errado´ vem de uma coisa que meu pai dizia: ´Não importa o que você fizer, meu filho, você será sempre todo errado´", diverte-se.

Veteraníssimo no VMB, Caetano Veloso diz que se lembra mais do que assistiu na premiação do que, de fato, suas participações. "Só não gosto de entregar prêmio. Não suporto fazer locução, porque fico todo sem graça", conta.

Hoje, Caetano e Mautner não deixaram de puxar uma sardinha para o videoclipe de "Todo Errado", que concorre aos prêmios de Melhor Clipe de MPB e Fotografia no VMB 2002. "Acho nosso clipe maravilhoso, com os aviões bailando no céu. É sincero mesmo, não só porque é nosso. Nunca gostei tanto de outro clipe que eu tenha feito quanto gosto deste", enaltece Caetano.

"A história do clipe parece um longa-metragem. Tem todo um clima, tem suspense e poesia", enfatiza Mautner, agradecendo à Força Aérea Brasileira e à Esquadrilha da Fumaça pela oportunidade que lhe deram de voar em manobras radicais. 





Clip "Todo Errado" de Jorge Mautner e Caetano Veloso
Direção: Mauro Lima
Produção: Dueto Filmes
Gravadora: Universal Music









'Todo errado' é a música de trabalho do CD e seu clipe mostra Jorge Mautner como comandante da Esquadrilha da Fumaça fazendo tudo errado: fumando na pista, chegando atrasado, perdendo a máscara no avião. E Caetano, numa torre de controle de vôo, sem prestar atenção em nada, falando ao telefone, enquanto aviões passam rente à janela, descontrolados, fazendo figuras de coração na fumaça. O clipe, dirigido por Mauro Lima, arranca elogios dos dois, que ainda não aceitaram a conquista de apenas um prêmio (o de melhor fotografia, no VMB da MTV).

- Se o clipe fosse aquela coisa do namorado, se fosse um casal, seria cafona, igual a todos os outros. Nós somos amigos. O resultado é lindo e foi baratíssimo - protesta Caetano.

A inspiração da música, segundo Mautner, vem de Thomas Mann: "O amor está em quem ama e não no ser amado" e do pai do compositor, Paul Mautner: "Não importa o que você fizer, estará sempre errado". Aliás, a capa do CD apresenta uma imagem vazada de, à primeira vista, um estranho objeto não identificado. O produtor gráfico Domenico Lancelotti explica que é um vaso com espadas de São Jorge. Todas tortinhas, todas meio erradas.






Agencia Estado
23/8/2002


Titãs faturam prêmio da MTV em festa família

. . .

"Fernanda Lima, recebeu Caetano e Mautner, e estes se trataram como primos.
'Somos amigos desde os anos 70, mas em dezembro resolvemos fazer um
disco porque nossas conversas não tinham mais para onde ir', falou Caetano. Ele também lembrou de seu afilhado Paulo Negueba, do Rappa, que recentemente foi baleado. 'Já passei duas tardes com ele no hospital, e vamos dar um show no Canecão (Rio) para pagar a conta do hospital'".


 

Caetano Veloso e Jorge Mautner 
receberam o prêmio de Melhor Fotografia pelo videoclipe Todo Errado
Fotógrafo: Uli Burtin



Kid Abelha – “Eu Não Esqueço Nada”

Lenine – “O Homem Dos Olhos De Raio X”

Los Hermanos – “Todo Carnaval Tem Seu Fim”

Ritchie – “Lágrimas Demais”






Intervalo -
Caetano Veloso aparece em família brindando num almoço com sua mãe, Dona Canô, Paula Lavigne e outros parentes.


No hay comentarios:

Publicar un comentario