domingo, 5 de enero de 2014

1967 - PRA CHATEAR


Trechos de la entrevista realizada con motivo del lanzamiento de la Caja 1 del proyecto Quarenta anos Caetanos, en la sede de Universal Music en Rio de Janeiro el 21/12/2006

" . . . .

- Em seu primeiro LP solo, gravado e lançado em 1967, você gravou com diversas bandas - RC-7, Beat Boys e inclusive Mutantes. Como é que foi feita a direção artística deste disco? Imagino que tenha sido você quem escolheu as bandas.
CV: É, a escolha foi minha. Agora, eu quis gravar "Superbacana" com o RC-7, né? Na época o próprio Roberto Carlos gravava seus discos com outras bandas, orquestras etc. Eu pensava cada faixa de um jeito, conversei com o Júlio Medaglia e ele me apresentou os outros maestros. Foi ele quem fez todas essas ligações pessoais com os poetas concretos. E também com os outros músicos da vanguarda erudita de São Paulo, inclusive o Rogério Duprat. Eu mostrei as músicas pra ele e os maestros distribuíram as músicas entre si. Eles ouviam, gravavam em rolo e ficaram escolhendo. Combinamos como é que ia ser feito, mas "Alegria Alegria" eu já tinha gravado com os Beat Boys e "Eles" eu queria gravar com os Mutantes... e "Superbacana" eu queria com o RC-7. E assim fiz. Tudo isso acompanhado pelo Manoel Berenbein, que era o produtor, mas ele já recebia os projetos assim, com essas informações e tocava aqui. Naquela época era assim, a gravadora tinha produtores e os escalava. Eles eram contratados da gravadora, na verdade eram funcionários da gravadora... e eram escalados pra produzir este ou aquele disco, de acordo com a direção artística da casa. Foi assim que o Manoel Berenbein veio trabalhar conosco... e ele se deu muito bem, porque nós o adoramos na época e gostamos muito dele até hoje. Todos nós.

- Da mesma época são os discos iniciais do Ronnie Von, um dos quais você até participou. A sonoridade de alguns até remetem ao próprio "Tropicália".
CV: Eu tenho uma lembrança da aparição do Ronnie Von e de ter estado com ele naquela altura. Eu fiz uma música pra ele, a gente gravou junto etc. Eu me lembro que ele era muito bonito, louro... um cara lindo... e não sei se eram Magaldi & Maia que o estavam lançando, meio pré-programadamente. E a gente adorava o Ronnie Von, achava ele bacana e os Mutantes chegaram a tocar com ele. Ele deu o nome dos Mutantes... e tinha uma banda chamada Os Baobás, na qual o Liminha tocava. Depois ele foi tocar comigo e depois com os Mutantes. A banda se chamava Os Baobás porque ele era "o Pequeno Príncipe", né? (risos) Tudo pensado pela agência de publicidade.

. . . ."
1967 - RONNIE VON
Participación: CAETANO VELOSO
 / 2:24
Álbum "Ronnie Von nº 3"
Polydor LP 44.015 (AL-01), B-1.

1968 – RONNIE VON
Participación: CAETANO VELOSO
Fonogramas extraídos del LP “Ronnie Von nº 3”
A.1. PRA CHATEAR (Caetano Veloso) con Caetano Veloso
A.2. O MANEQUIM [Le Manequin] (Paul Muriat/A. Pascal – Versión: Fred Jorge)
B.1. O HOMEM DA BICICLETA (Olmir Stockler "Alemão"/Newton Siqueira Campos)
B.2. SONECA CONTRA O BARÃO VERMELHO [Snoopy vs. The Red Baron]
(Gerhard Holler – Versión de Carlos Wallace)
Polydor EP nº 555.013, A-1.
  


 

 
1968 - RONNIE VON
Participación: CAETANO VELOSO
Fonogramas extraídos del LP “Ronnie Von nº 3”
A.1. PRA CHATEAR (Caetano Veloso) con Caetano Veloso
A.2. VAMOS FALAR DE VOCÊ (Arnaldo Saccomani)
B.1. MINHA GENTE (Demétrius)
B.2. SONECA CONTRA BARÃO VERMELHO [Snoopy vs. The Red Baron]
(Gerhard Holler – Versión: Carlos Wallace)
Polydor EP n° 60 585, A-1. [Portugal]










 






















No hay comentarios:

Publicar un comentario