domingo, 27 de octubre de 2013

1968 - DEBATE TROPICALISTA



















  












Debate organizado por estudiantes de la Facultad de Arquitectura y Urbanismo (FAU) de São Paulo, el 6 de junio de 1968, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Torquato Neto y los poetas concretos Augusto de Campos y Décio Pignatari.




Ana Oliveira: O que você recorda do agressivo debate com os estudantes da Faculdade de Arquitetura da USP (FAU), em 68?
Caetano Veloso: Os estudantes organizaram um debate sobre Tropicalismo e convidaram Torquato, Gil, Décio, Augusto e a mim. Na porta, os garotos entregavam um panfleto contra o Tropicalismo, um texto de Augusto Boal escrito talvez pra Feira de Opinião, e entregaram até pra gente. Lá dentro, em vez de deixar a gente falar e fazer o debate como tinham proposto, jogavam banana e bombinhas de São João na nossa cara. Foi duro. Mesmo assim discutimos, tentamos superar a agressão. Algumas pessoas na platéia contiveram os mais exaltados. Mas todo mundo era unanimemente contra nós. Todas as perguntas tentavam nos botar na parede. Mas respondemos muito bem porque, modéstia à parte, tratava-se de uma mesa de pessoas muito inteligentes.
Fonte: Tropicalia - Um projeto de Ana de Oliveira




Caetano Veloso: Nosso impulso nasceu da percepção da realidade musical brasileira. Antes de “Alegria, alegria” eu fazia música que não gostava, como “Um Dia”. Tudo limitava nossa possibilidade de se aproximar do real. Fiquei parado um ano para depois surgir com “Alegria, alegria”, já com uma visão modificada. Fomos levados a remexer a cultura vigente consumida pelo povo brasileiro. Queremos atingir a vivência real do brasileiro através da música. 

[Folha da Tarde, 7/6/68]





Gilberto Gil: O rótulo Tropicalismo não nos interessa, como não interessou a João Gilberto a denominação de Bossa Nova. A palavra Tropicalismo é boa e não nos ofende. Mas ninguém pelo rótulo sente o gosto da cachaça. 
[Folha da Tarde, 7/6/68]



































6/6/1968 - Os músicos Caetano Veloso e Gilberto Gil, assessorados por Augusto de Campos promovem debate e falam sobre o movimento Tropicalista no auditório do campus da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da USP, São Paulo, SP.  - Foto: Acervo/Estadão

 










No hay comentarios:

Publicar un comentario