miércoles, 26 de septiembre de 2012

1985 - CAYMMI / CAYMMI INÉDITO


Caymmi é fácil demais e, por isso mesmo, um pouco difícil falar de Caymmi. Porque ele é uma paixão total, assim, o amor que eu tenho por ele e que eu posso conceber que se tenha por ele, é assim total, sem limitações, é uma coisa assim de uma beleza ilimitada, e ao mesmo tempo é uma coisa muito simples. Ele é um compositor até que não é, como é que se diz, prolixo, ele não tem canções demais, ele tem um número grande de canções, mas relativamente pequeno, comparado com outros compositores, mas cada canção dele é uma jóia, assim perfeita, e todo o clima dele é um clima de quase uma sabedoria muito profunda que ele parece ter tido desde sempre, é uma coisa, calhou acontecer aquele homem, não é? O João Gilberto fala sempre que o Caymmi é que é o gênio da raça. O João Gilberto diz que aprendeu tudo com Caymmi e que a gente deve estar sempre aprendendo com Caymmi. "Aprenda tudo com ele..." o João Gilberto fala de Caymmi. Você vê, é engraçado porque... são três gerações: o Caymmi, o João Gilberto e eu, e o João Gilberto diz isso pra mim, pra mim e pros meus colegas de geração, pros meus companheiros, e o João Gilberto foi o mestre imediato da minha geração, porque nós somos uma geração que começou com uma admiração, por uma admiração pela bossa nova, não é?... E a bossa nova foi que nos formou e o João Gilberto que era o núcleo, o centro da bossa nova, assim, ele sempre viu o Caymmi como o exemplo máximo do artista como deve ser e do homem como deve ser.

[1985, Caetano Veloso]










1985

Testimonio de Caetano Veloso
2:06
CAYMMI
Fundação Emílio Odebrecht/Sargaço Produções Artísticas
Caixa 2 LP’s 001/1-001/2, LP 001/1, “Dorival Caymmi & violão”, A-8.
Livro “Som Imagem Magia” Marília T. Barboza e Vera de Alencar
[Edição português-inglês, 224 páginas. Distribución no comercial]






1997 
Álbum "Caymmi Inédito"
Universal Music 2 CD’s UMD 51.015, CD 1, Track 8.


























Dorival Caymmi, Caetano Veloso e Elza Soares - Foto: Cristina Granato



Nana e Dorival Caymmi, Caetano Veloso e Elza Soares - Foto: Cristina Granato




Emílio Santiago, Doris Monteiro, Caetano Veloso e Elza Soares

Foto: Cristina Granato












1997
Revista Amiga TV tudo
n° 1.411
19 de maio de 1997










No hay comentarios:

Publicar un comentario