martes, 24 de enero de 2012

1980 - HOMENS - ensaio


Em 1980, Vania Toledo (1945/2020) sacudia a opinião pública brasileira com a publicação do livro/ensaio Homens, com nus de Ney Matogrosso, Caetano Veloso e Walter Franco, entre outros amigos, artistas ou não. 




























11/9/2012

Caetano Veloso comenta relançamento de foto nu em revista

"O mundo era ainda um tanto menos careta do que veio a ficar", disse o cantor

Uma foto do cantor Caetano Veloso nu lançada no livro 'Homens' em 1979, foi republicada nesta semana pela revista 'Trip', em uma reportagem especial sobre pênis. Trinta e oito anos depois da imagem inusitada, o artista baiano relembrou a situação.

"Foi muito simples. O mundo era ainda um tanto menos careta do que veio a ficar. Não tive nem vergonha nem excitação com a ideia da foto. Eu era muito mais bonito e muito melhor quando tinha aquela idade. A única coisa que me incomodava em minha figura era ser magro demais. Mas isso realçava meu p., fazia parecer que ele era grande", explica.





 










TOLEDO, Vania. Homens - ensaio. São Paulo: Livraria Cultura Editora, São Paulo. 1ª Edição 1980.
[ 31 fotos de 36 x 26 cm ]


São 31 nus retratados em preto e branco: José Luiz, Danton Jardim, Sergio, Claudio Tozzi, Um amigo, Roberto de Carvalho (com dois meninos), Antonio Maschio, Jean Noel, Mauro, Ulisses, Nuno Leal Maia, Um amigo, Jean Pierre Bisilliat, Tony Scott, Caetano Veloso, Walter Franco, Sergio e Claudio Mamberti, José Márcio Penido e Pobre (um cachorro), Jorge Otto, Ignácio de Loyola, José Possi, Oswaldo (Made in Brazil), Ezequiel Neves, Ney Matogrosso, Juliano Cordeiro de Toledo (com bonecos), Marinho, Rodrigo Santiago (em quatro fotogramas), Neville D’Almeida, Markito, Zózimo Bulbul, Tadeu.








Monografia apresentada ao Curso de Bacharelado em Comunicação Social da Universidade Federal da Bahia com requisito a obtenção do grau de Bacharelado em Comunicação. Salvador, julho de 1995.


A EXPRESSÃO DE PERSONAGENS NA FOTOGRAFIA: O OLHAR DE VANIA TOLEDO
CASSANDRA CARNEIRO DA SILVA

Introdução

Desde 1826, quando foi produzida por Nièpce pela primeira vez, a fotografia vem sendo utilizada para compor as representações do mundo. De lá para cá, "tudo, ou quase tudo, parece ter sido fotografado" (Sontag, 1986, p.13). No entanto ao longo do tempo, o rosto humano vem sendo, certamente, o motivo mais colocado diante da câmera.

Na contemporaneidade, dos amadores, com suas automáticas de bolso aos profissionais, donos de sofisticados equipamentos, todos fotografam e seguramente, todos fazem retratos. Isto porque "renunciar ao homem é para o fotógrafo a mais irrealizável das exigências" (Benjamin, 1987, p.102).

No entanto, é exatamente na fotografia profissional que se encontrm pessoas que se dedicam inteiramente aos "portraits". Assim é Vania Toledo, uma mineira, graduada em sociologia pela USP, que é reconhecida como "a mais importante fotógrafa brasileira na difícil arte de fazer retratos", por Luiz Carlos Lopes - colaborador de revista especializada em fotografia.

Com a experiência de quem já trabalhou em jornal - como no extinto Última Hora - e de quem faz fotos para candidatos políticos, capas de discos e peças teatrais, Vania Toledo começou em 1984 a produzir um ensaio sobre personagens com famosas atrizes. Porém, só em 1992, a fotógrafa pôde concluir o ensaio, que foi publicado em livro intitulado "Personagens Femininos". "Personagens Femininos" é um trabalho com 54 fotografias em preto e branco de personagens interpretadas por famosas atrizes brasileiras. Nele, cada atriz foi convidada a representar o papel dos seus sonhos e a fotógrafa realizou uma fantasia própria: "sempre quiz dirigir teatro". Dessa forma, "as fotos pretendem ser pôsters da estréia de peças que estão na cabeça das atrizes" ; revela a própria Vania Toledo sobre este seu segundo trabalho publicado.

O primeiro de 1980, foi "Homens" e trata da nudez masculina, trazendo personalidades como o cantor Caetano Veloso e o ator Nuno Leal Maia junto a pessoas "comuns".

Em "Personagens femininos", Vania Toledo dirige e fotografa seres fictícios, apesar de ser a fotografia uma imagem fixa, desprovida de narrativa e continuidade.

Elementos estes próprios da literatura, do teatro e do cinema; meios em que ocorrem construções de personagens de ficção. Para a atriz Giulia Gam - uma das modelos de Vania Toledo - a fotógrafa "é uma diretora nata, que consegue, na feitura de uma foto, criar um ser de tal densidade que pode ser levado para um palco ou filme".

O crítico de arte João Gabriel Lima explica a qualidade do trabalho de Vania por sua capacidade de "fazer amigos e influenciar pessoas". Para ele, a fotógrafa "consegue, na base da conversa, imagens que o mais dedicado paparazzi não flagraria em anos e anos de espreita no buraco da fechadura" . Assim, o objetivo deste projeto de pesquisa é analisar a poética produzida nas fotografias da artista, buscando entender como a técnica fotográfica e os elementos cênicos são utilizados nas composições das personagens.




No hay comentarios:

Publicar un comentario